PUB
PUB
Internacional
Nobel da física atribuído a três «mestres da luz»
nobel fisica (lux)
Redação Lux em 7 de Outubro de 2009 às 14:30
O prémio Nobel da física deste ano tem três vencedores: Charles Kao, de 76 anos, Willard Boyle, de 85, e George Smith, de 79.

O comité da Academia Real das Ciências da Suécia classificou-os como os «mestres da luz». Os cientistas foram distinguidos pelo trabalho desenvolvido no campo da fibra óptica e semicondutores.

Os três cientistas ajudaram «a moldar as fundações das actuais sociedades em rede. Criaram várias inovações práticas para o dia-a-dia e providenciaram novas ferramentas para a exploração científica. As investigações de Kao abriram caminho à tecnologia da fibra óptica que é hoje utilizada em quase todas as comunicações telefónicas e de dados. Já Boyle e Smith inventaram um sensor de imagens digitais, o CCD (Charge-Coupled Device) que se converteu actualmente num olho electrónico em quase todos os domínios da fotografia», explicou o comunicado divulgado pelo comité.

Metade do prémio foi atribuído a Charles Kao, natural de Xangai, mas com dupla nacionalidade: britânica e americana. Os restantes 50 por cento foram atribuídos a Williard Boyle, também com dupla nacionalidade (canadiano e americano) e George Smith, de nacionalidade americana.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção