PUB
PUB
Internacional
Campanha «Eu Diogo» lança-se em Portugal após sucesso entre espanhóis
Redação Lux em 3 de Janeiro de 2013 às 14:02


Diogo Farinhoto o menino de 3 anos que nasceu sem a mão direita viu recentemente o seu desejo realizado: ter uma mão mioelétrica. Mas Diogo continua a precisar de ajuda! De dois em dois anos a sua prótese tem de ser trocada por causa do crescimento. Esta campanha solidária tem como propósito levar os portugueses a ajudar o menino e a mãe Elisabete a angariar fundos para a colocação das novas próteses.

A causa de Diogo chegou a Espanha e teve um grande sucesso, nomeadamente na Galiza. A agência madrilena Blur quis dar o seu contributo, criando o site Eu Diogo que angaria fundos - sem quaisquer fins lucrativos - através de transferência bancária. Este site, «criado de forma despretensiosa», como se pode ler na sua apresentação, pretende facilitar o contato e ajuda direta entre o menino, a mãe e todos os donatários. Agora, além dos espanhóis, apela-se a que todos os portugueses se juntem ao Diogo.

O vídeo de apoio a esta causa já está online e pode ser visto em 3 versões ¿ português, inglês e espanhol. Nele, a mãe de Diogo lê a coletâne «I, Robot», escrita em 1950 por Isaac Asimov e que tenta desmistificar a ideia da prótese enquanto robô.

Desde abril de 2011, a mãe Elisabete Farinhoto, tem vindo a impulsionar a recolha de tampinhas usadas para ajudar o seu filho. A prótese que Diogo tem atualmente permite-lhe apenas mover o polegar, indicador e dedo médio mediante um mecanismo que o próprio aciona. A mão mioelétrica funciona como uma pinça que permite que o menino pegue, solte e sustente objetos. Contudo esta prótese é atualizada em cada 2 anos até que alcance a idade adulta, 18 anos, altura em que será instalada uma mão definitiva.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção