PUB
PUB
Internacional
Vídeo: Obama nomeia lusodescendente para o Governo
Ernest Moniz (Reuters)
Redação Lux em 5 de Março de 2013 às 09:21
Barack Obama nomeou o físico luso-descendente, Ernest Moniz, para a secretaria de Estado da Energia. Caso seja confirmado pelo Senado, Moniz irá substituir Steven Chu, prémio Nobel da Física em 1997 e o anterior responsável. O lusodescendente, de 68 anos, filho de pais açorianos, ocupava o cargo de diretor do projeto Iniciativa de Energia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e foi vice-presidente do departamento de Energia da administração De Bill Clinton.

O projeto até agora liderado por Moniz está focado na procura de formas inovadoras de produção de energia com redução dos gases com efeito de estufa. Ao contrário do seu antecessor, o lusodescendente é ainda apresentado, pela imprensa norte-americana, como conhecedor dos «caminhos de Washington» por ter servido já noutro Governo. Uma qualidade que o próprio reconheceu numa entrevista, em 2009, publicada no site da "Boston College", onde estudou.

«A Física, por vezes, parecia fácil em comparação com os negócios dos assuntos do povo», disse. O físico, numa vasta obra publicada, sai em favor da energia nuclear, da investigação sobre a captura e armazenamento de carbono para o carvão, da energia renovável de gás de xisto produzido por fraturamento hidráulico. As linhas de Moniz parecem ir de encontro à estratégia política adoptada por Obama. Ambos mostram preocupação com as alterações climáticas e em procurar alternativas aos combustíveis fósseis.

Veja mais vídeos exclusivos em tvi.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção