PUB
PUB
Internacional
Nadia Larguet protagoniza o primeiro nu muçulmano
Nadia Larguet, a protagonista do primeiro nu islâmico na capa da Femmes
Redação Lux  com IP em 17 de Novembro de 2009 às 12:48
Chama-se Nadia Larguet, é uma apresentadora da televisão marroquina de programas infantis e ousou ser a primeira mulher de um país muçulmano a posar nua para a capa da revista «Femme du Maroc». Não é pequena a coragem já que posou nua e... grávida!

Largeut está no oitavo mês de gravidez e inspirou-se na produção protagonizada por Demi Moore para a revista «Vanity Fair», em Agosto de 1991, para também posar de perfil e grávida para a edição de Novembro da revista «Femme du Maroc».

A apresentadora é a primeira mulher marroquina a prestar-se àquilo que a comunidade islâmica classifica de atrevimento.

A polémica em Marrocos não se fez esperar. A sociedade marroquina encontra-se dividida entre a facção mais conservadora que considera as fotos uma utilização sexista da mulher e a ala mais liberal que considera a capa com uma acto de afirmação do poder da mulher.





Do conservadorismo ao extremismo a distância é curta. Os mais conservadores e uma boa parte dos meios de comunicação social do país acusam a revista de ser apologista da pornografia e criticam aquilo que consideram ser um desafio à moral social do país.

A apresentadora por seu turno defende-se e afirma que aceitou o convite para tentar introduzir em Marrocos «um ar de liberdade e modernidade» apostando na figura da mulher como mais um membro da sociedade em pé de igualdade com os homens.

Os responsáveis da revista «Femme du Maroc», publicada em francês, e conhecida pelo seu papel na defesa dos direitos e liberdades das mulheres adiantam que as fotos da discórdia vão muito para além da simples nudez.

Os editores acreditam que é uma forma de levantar o véu sobre um problema em crescendo num país como Marrocos: o aumento do número de filhos resultantes de relações extra-conjugais, o problema do aborto, sublinhando a forma crescente das mulheres nos tempos actuais.

Veja, em baixo, a foto de Demi Moore para a «Vanity Fair» que serviu de inspiração à produção de Nadia Larguet



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção