PUB
PUB
Internacional
Há 7 anos em coma, Ariel Sharon foi esquecido pelo mundo
Ariel Sharon
Redação Lux  com AM em 4 de Janeiro de 2013 às 13:44
Ariel Sharon, ex-primeiro-ministro israelita, está em coma há sete anos e foi esquecido pelo mundo.

No dia 4 de janeiro de 2006, Ariel Sharon, hoje com 84 anos, sofreu um AVC e ficou em estado comatoso no hospital Tel Hashomer, perto de Tel Aviv.

«Ele está deitado na cama, a dormir tranquilamente. Grande, forte, seguro de si mesmo. As suas bochechas têm um tom vermelho. Quando está acordado, tem um olhar penetrante. Não perdeu um quilo sequer, ao contrário, ganhou alguns», pode ler-se no livro «Sharon: A vida de um líder» escrito pelo filho, Gilad Sharon, que em 2010, com a ajuda do irmão Omri, tentou levar o pai para a Fazenda Sicomoros, no deserto de Neguev (sul de Israel), sem sucesso, uma vez que este teve de voltar a ser internado novamente 48 horas depois.

O AVC foi causado pela medicação que tomou para tratar uma trombose. Depois de ser internado, o ex-primeiro-ministro israelita foi operado oito vezes e os custos hospitalares ascendem os 300 mil euros, sendo partilhados pela família e pelo Estado.

Ariel Sharon governou Israel entre 2001 e 2006, tendo sido substituído por Eli Yishai, que chegou a anunciar a morte do seu antecessor em 2011. Benjamin Netanyahu, principal opositor e atual presidente do país, pediu desculpa pelo erro e desejou uma vida longa a Sharon.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção