PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com AM em 26 de Abril de 2013 às 15:18
Holanda em contagem decrescente para a coroação de Máxima e Guilherme
A coroação dos príncipes Máxima e Guilherme Alexandre da Holanda acontece na próxima terça-feira, dia 30 de abril, mas os preparativos já começaram.

A estação Central está resplandescente, decorada com bandeiras roxas, brancas, azuis e laranja, as cores nacionais. Durante toda a semana, vários monumentos têm sido engalanados com bandeiras com as iniciais do novo rei W e A (Willem Alexander).

A capital holandesa ostenta a bandeira nacional em todos os cantos, autocarros e transportes da cidade. No centro de Amesterdão foi instalado uma centena de tendas com milhares de adornos e flores.

Apesar de toda a Holanda estar em festa, a princesa Máxima não terá presente, tal como no dia do seu casamento, os pais. Jorge Zorreguieta e Maria del Carmen Cerruti vão assistir à coroação da filha através da televisão, no seu apartamento em Uribu, Buenos Aires.

«Foi uma decisão que tomámos entre todos. Se o meu pai não esteve no nosso casamento, agora que se trata de uma cerimónia de Estado, também não iria estar. Era evidente que o meu pai não viria. Não vem ninguém da minha família. A coroação é uma ocasião institucional. Em 2002 assinaram-se acordos - que faziam referência à decisão do Governo de que a minha família só estaria presente nas cerimónias privadas - e o meu pai não tem de estar. Durante o casamento, a sua ausência foi muito dolorosa para mim, mas nesta ocasião, em que o meu marido se converterá em Rei é muito diferente. "Emocionalmente" um casamento é muito diferente de uma coroação», confessou recentemente a princesa numa entrevista à NOS.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção