PUB
PUB
Internacional
Onze escritores distinguidos com Prémio da União Europeia 2010
Lux
Redação Lux  com Lusa em 7 de Outubro de 2010 às 14:28
Onze escritores vão receber o Prémio da União Europeia para a Literatura 2010, foi hoje anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, que decorre até domingo.

O prémio - que teve, entre os vencedores da primeira edição, no ano passado, a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso, com o romance «Os Meus Sentimentos» (Asa) - é atribuído pela Comissão Europeia, a Federação Europeia de Livreiros, o Conselho Europeu de Escritores e a Federação de Editores Europeus.

Os autores emergentes Peter Terrin (Bélgica), com o romance «The Guard», Myrto Azina Chronides (Chipre), com «The Experiment», Adda Djorup (Dinamarca), com «The Least Resistance», Tiit Aleksejev (Estónia), com «The Pilgrimage», e Riku Korhonen (Finlândia), com a obra «Doctor Novel» integram o grupo dos autores vencedores desta segunda edição do galardão.

A alemã Iris Hanika, autora de «The Bottom Line», o luxemburguês Jean Back («Amateur»), o romeno Razvan Radulescu («Theodosius the Small»), a eslovena Natasa Kramberger («Heaven in a Blackberry Bush: Novel in Stories»), a espanhola Raquel Martíney-Gómez («Sombras de Unicornio») e o macedónio Goce Smilevski («Sigmund Freud¿s Sister») completam a lista de premiados.

No anúncio, a comissária europeia para a Cultura, Educação e Multilinguismo, Androulla Vassiliou, disse esperar que este prémio possibilite a tradução das obras vencedoras e que estas possam assim ter um raio de alcance que ultrapasse os respetivos países natais.

«Uma vez traduzidos, estes livros podem dar origem a filmes, séries televisivas e teatro e contribuir para o sucesso das nossas indústrias culturais e criativas», defendeu.

Os prémios serão entregues aos autores por Androulla Vassiliu, numa cerimónia que se realizará a 18 de novembro em Bruxelas, no KVS (Real Teatro Flamengo).
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção