PUB
PUB
Internacional
Pintura: Encontrado novo quadro de Van Gogh
Quadro de Van Gogh
Redação Lux  com Lusa em 24 de Fevereiro de 2010 às 21:14
Um novo quadro do pintor impressionista holandês Van Gogh (1853-1890), que não figurava nos catálogos, foi encontrado num museu do Centro da Holanda e retrata o moinho Le Blute-Fin, de Paris, noticiou hoje o El País.

Pintado em 1886, quando o artista morava na capital francesa, o óleo fazia parte da colecção particular de Dirk Hannema, antigo director do Museu Boyman van Beunigen, de Roterdão, adianta o jornal espanhol.

Apesar de o proprietário da obra, falecido há 26 anos, ter sempre afirmado que o quadro era um Van Gogh, ninguém o levou a sério por causa da má reputação que tinha nas avaliações que fazia.

«As coisas são assim. Agora que nos trouxeram [o quadro], analisámo-lo e, sim, foi Vincent [Van Gogh] que o pintou. Apesar de nunca ter estado na nossa colecção, a atribuição da sua autoria é já oficial», sustenta o Museu Van Gogh, em Amesterdão.

A obra vai estar exposta até 4 de Julho no Museu De Fundatie, que tem a colecção de Dirk Hannema.

Van Gogh dedicou parte da sua produção em França a temas em voga entre os impressionistas: os moinhos, onde havia cabarés, eram um dos lugares mais concorridos do bairro popular parisiense Montmartre.

O pintor costumava dizer que os erros da sua obra eram compensados com acertos e o quadro agora encontrado é disso exemplo.

Segundo o conservador do Museu Van Gogh, Louis van Tilborgh, «a perspectiva é imperfeita, a qual dá um certo encanto».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção