PUB
PUB
Internacional
Mulher cai e danifica quadro de Picasso
Obra «O actor» de Pablo Picasso
Redação Lux  com IP em 26 de Janeiro de 2010 às 10:42
Um importante quadro do pintor espanhol Pablo Picasso foi danificado, nesta sexta-feira, quando uma mulher perdeu o equilíbrio e caiu sobre a obra durante uma aula de arte no Museu Metropolitan, em Nova Iorque, informa a BBC.

O acidente deixou um rasgo de cerca de 15 centímetros de comprimento no canto inferior direito da tela «O Actor», pintada durante o Inverno entre 1904 e 1905, e marca a transição do trabalho do artista da chamada «fase azul» para a «fase rosa».

«Felizmente, o estrago não ocorreu no ponto focal da composição, e os nossos especialistas em curadoria e preservação acreditam que o conserto não será difícil», diz um comunicado do museu.

Picasso pintou «O Actor» numa tela de 1,80m x 1,20m - um tamanho grande para os seus padrões. A obra retrata um acrobata ambulante em pose sobre um fundo abstracto.

O quadro foi doado em 1952 ao museu nova-iorquino por Thelma Chrysler Foy, um elemento da família proprietária da marca de automóveis Chrysler.

O museu não revelou a identidade da mulher envolvida no acidente nem divulgou imagens do quadro danificado. A mulher participava de um programa de formação para adultos na altura do incidente e não foi identificada pelos responsáveis do museu de Manhattan.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção