PUB
PUB
Internacional
Papa celebra missa para três milhões na praia de Copacabana
Papa Francisco celebra missa para três milhões de pessoas na praia de Copacabana Foto: Reuters
Redação Lux em 28 de Julho de 2013 às 18:53
O papa Francisco celebrou hoje a missa de encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude perante uma enorme multidão na praia de Copacabana, sublinhando que "o Evangelho é por todos e para todos".

O papa apelou aos jovens católicos que revelem "sem medo" a sua fé além-fronteiras e assegurou que o "Evangelho é para todos" e não unicamente para os crentes.

Falando diante de uma multidão de três milhões de pessoas reunidas na mítica praia de Copacabana, o papa Franscisco insistiu: "Não há fronteiras, nem limites. Jesus abraça-nos a todos, não somente aos que são mais próximos, recetivos e crentes¿.

Durante a missa, os peregrinos desfraldaram uma enorme bandeira com a imagem do papa Francisco, que, apesar dos seus 76 anos, se tem mostrado bastante enérgico e caloroso com os fiéis nesta digressão por terras brasileiras.

Entre as pessoas que assistiram à missa em Copacabana estavam os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, Argentina, Cristina Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales.

"O Evangelho é por todos e para todos. Há que levar Cristo a todo o lado, mesmo a quem esteja mais distante e indiferente. O Senhor está à procura de todos, Ele quer que todos sintam o calor da sua misericórdia", afirmou o papa Francisco, que tem feito da misericórdia a palavra mote do seu pontificado.

As XXVIII Jornadas da Juventude têm sido marcadas pelo apelo de que a Igreja Católica "precisa de todos" os jovens, do seu "entusiasmo, criatividade e alegria de viver".

O papa Francisco citou um jesuíta espanhol morto no Brasil, José de Anchieta (1534-1597), que partiu em missão quando tinha apenas 19 anos, para dizer que o "melhor instrumento de evangelização dos jovens é outro jovem".

O papa deverá revelar mais tarde a cidade que irá acolher as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, antes de regressar ao Vaticano.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção