PUB
PUB
Internacional
William e Kate iniciam hoje visita oficial ao Canadá
Duques de Cambridge (Lusa)
Redação Lux  com IP em 30 de Junho de 2011 às 11:45
O príncipe William e Kate Middleton, duques de Cambridge, iniciam hoje a primeira visita oficial ao estrangeiro. O Canadá é o destino do casal com o Governo canadiano a atribuir-lhe altas honras.

Com uma anunciada cobertura mediática intensa por parte de 1400 jornalistas acreditados, o casal cumprirá durante nove dias um extenso programa em quatro províncias: Ontário, Quebeque, Ilha do Príncipe Eduardo e Alberta, assim como na região dos Territórios do Noroeste. Com diversos eventos públicos previstos, William e Kate terão, a par de cerimónias formais, ocasiões de contacto com os canadianos e momentos de entretenimento, refere a agência Lusa.

Quando ao início da tarde, o avião que transporta o casal real aterrar no aeroporto da capital canadiana, haverá a habitual salva de 21 tiros, mas o príncipe William verá igualmente içar, pela primeira vez, a sua bandeira pessoal no Canadá.

A bandeira pessoal do duque, uma oferta anunciada na quarta-feira pelo primeiro-ministro canadiano que teve a aprovação da rainha Isabel II, irá ser utilizada sempre que William estiver no país, a começar nesta viagem.

«Os canadianos estão ansiosos por dar as boas-vindas a suas altezas reais e mostrar-lhes a afeição profunda reservada aos membros da família real e, ao fazê-lo, em reafirmar o laço profundo e actual à coroa do Canadá» afirmou o chefe de governo, Stephen Harper, em comunicado.

Na sexta-feira, Dia do Canadá, o casal participará nas cerimónias oficiais na sede do parlamento federal, seguindo no sábado para o Quebeque onde, entre outras actividades, irá a uma sessão de cozinha com futuros chefs do instituto de hotelaria de Montreal e visitar o 22º. regimento real na Cidade do Quebeque.

Na costa leste, na ilha do Príncipe Eduardo, na segunda-feira, William irá demonstrar o seu papel de copiloto numa operação de aterragem de emergência e de salvamento num helicóptero Força Aérea canadiana. Depois, Kate promete voltar a uma corrida dos barcos «Dragon Boats», desta vez para competir contra o marido. O casal segue no dia seguinte para os Territórios do Noroeste, terminando a visita no dia 08, na província de Alberta.

No final desta estada no Canadá, os duques viajarão para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde irão estar dois dias, regressando depois ao Reino Unido.

O Canadá é uma monarquia constitucional, sendo a chefe de Estado a rainha Isabel II, a quem está reservado o título de «Sua Majestade». O protocolo dita que para os restantes membros da família real o tratamento é o de «Sua Alteza Real».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção