PUB
PUB
Internacional
Rapaz com paralisia cerebral aprende a andar graças ao surf
Rapaz com paralisia cerebral aprende a andar graças ao surf (Foto: Reprodução)
Redação Lux  com CSS em 17 de Fevereiro de 2014 às 13:00
Um jovem brasileiro que sofre de paralisia cerebral começou a andar graças à prática de surf. Raphael dos Santos, de apenas 12 meses, está a fazer progressos, mesmo depois de os médicos terem alertado a mãe para a possibilidade de o rapaz nunca vir a ser capaz de se locomover autonomamente.

Depois de uma cirurgia aos joelhos, Raphael começou, há dois anos, a aprender a surfar. E, para surpresa de todos, tem sido a prática deste desporto que mais o tem ajudado a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a força muscular.

«A expressão dele era apática, os ombros caídos, a cabeça baixa, não conseguia locomover-se, não tinha força para levantar a cabeça e não andava», recordou o professor de surf, Cisco Araña.

No entanto, ao fim de apenas 8 meses, tudo mudou e Raphael começou a andar: «Ele estava de pé, eu parei e disse-lhe: 'Espera aí que a mãe vai buscar-te para não caíres e não te magoares'. E ele disse-me: 'Já estou a andar'. E veio de braços abertos. Eu comecei a gritar: 'O meu filho está a andar!'», contou a progenitora, Fabiana dos Santos.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção