PUB
PUB
Internacional
Terceiro membro de família britânica com pneumonia atípica
Pneumonia: 6 mil mortos em 2006
Redação Lux em 16 de Fevereiro de 2013 às 11:29
Um terceiro membro de uma família foi diagnosticado na Grã-Bretanha com um vírus potencialmente fatal do género da pneumonia atípica (SARS), elevando a 12 o número de casos confirmados em todo o mundo.

Segundo a Agência Britânica de Proteção à Saúde (HPA), a última pessoa a contrair Síndrome Respiratória Aguda Severa era parente de outros dois casos conhecidos no início desta semana, que foram internados em enfermarias de cuidados intensivos em dois hospitais britânicos.

O primeiro membro da família confirmado como tendo o vírus, na segunda-feira, havia viajado recentemente para o Médio Oriente e Paquistão e os seus dois parentes não tinham histórico de viagens recentes.

Segundo o HPA, o último paciente está a «recuperar de uma doença respiratória leve e atualmente está bem».

John Watson, chefe do departamento de doenças respiratórias do HPA, disse que a agência estava a acompanhar pessoas que estiveram em contato com a família, sublinhando que o risco de infecção é baixo.

«Se o novo coronavírus fosse mais infeccioso, poderíamos esperar ter visto um número maior de casos do que temos visto desde que o primeiro caso foi relatado há três meses», disse ele.

De acordo com HPA, cinco pessoas morreram do vírus - três na Arábia Saudita e duas na Jordânia.

Este é o quarto caso a atingir a Grã-Bretanha depois de um homem de 49 anos de idade, do Qatar, que permanece hospitalizado em Londres desde setembro.

Os coronavírus causam constipações comuns, mas também podem causar a SARS.

Em 2003, uma epidemia de SARS matou mais de 800 pessoas quando se expandiu para fora da China, causando alarme na saúde internacional.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção