PUB
PUB
Nacional
Documentário sobre Cesária Évora estreia dia 17 de setembro
Cesária Évora e Bonga no Coliseu dos Recreios (Fotos: Rui M. Leal)
Redação Lux  com Lusa em 11 de Setembro de 2010 às 14:00
O documentário «Cesária - Nha Sentimento», que acompanha a cantora Cesária Évora em Cabo Verde e em vários concertos, vai estrear dia 17 de setembro na RTP, realizado pela jornalista Sofia Leite.

A jornalista revela neste documentário, com cerca de 50 minutos, o quotidiano da cantora cabo-verdiana atualmente com 69 anos, e considerada uma das vozes lusófonas mais aclamadas a nível internacional.

Foi no início dos anos 1990, em França, pela mão do produtor musical José da Silva, que Cesária conheceu grande sucesso, e os seus concertos foram comentados em vários jornais, como o «Le Monde», que a colocou entre as melhores cantoras de bar a nível mundial.

Cesária Évora, de origens modestas, através do seu canto em crioulo, passou a ser conhecida como a «diva dos pés descalços», e as digressões por todo o mundo continuaram.

Sofia Leite, autora e realizadora do filme, acompanhou Cesária Évora na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, em Paris, a segunda residência da cantora, e ainda em Israel, onde seguiu igualmente a última tournée.

Em maio deste ano, no meio de uma digressão mundial, a cantora sentiu-se mal devido a problemas cardíacos e foi operada em Paris.

Ana José Charrua, produtora de Cesária, disse hoje à agência lusa que a cantora «encontra-se agora a recuperar bem e está cheia de vontade de voltar aos palcos».

A fotografia do documentário é de Miguel Sales Lopes, a montagem de Rui Branquinho e a produção de Ana Lucas.

Jornalista da RTP, Sofia Leite conquistou no ano passado o Prémio Gazeta com o trabalho «A Lista de Chorin», realizado em colaboração com o historiador António Louçã.

O documentário «Cesária - Nha Sentimento» resulta de um projeto desenvolvido pela RTP e pela produtora Lusafrica e vai ser exibido no dia 17 de setembro, às 21:00, no Canal RTP 1 e no Canal RTP HD.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção