PUB
PUB
Nacional
Fotos: Rosa Lobato de Faria morreu há 5 anos
Rosa Lobato de Faria (Lux)
Redação Lux  com CSS em 2 de Fevereiro de 2015 às 13:10
Rosa Maria de Bettencourt Rodrigues Lobato de Faria, conhecida apenas como Rosa Lobato de Faria, morreu a 2 de fevereiro de 2010, há precisamente 5 anos.

A escritora encontrava-se doente desde uma intervenção cirúrgica a que foi submetida após uma infecção intestinal e acabou por morrer em Lisboa, aos 77 anos.

Foi poeta e ficcionista, tendo publicado em 2008 o último romance, «As Esquinas do Tempo». Começou a publicar tarde, aos 63 anos, quando saiu o romance «O pranto de Lúcifer», em 1995, mas a escrita esteve presente na sua vida desde a infância, com a escrita dos primeiros poemas. O essencial da sua poesia está reunido no volume «Poemas Escolhidos e Dispersos», editado em 1997.

Esteve várias décadas ligada à televisão, desde que se estreou na RTP como locutora nos anos 1960, tendo integrado como atriz várias telenovelas e séries televisivas. Escreveu ainda dezenas de letras para canções, muitas delas para festivais da canção.

Recorde-se que a escritora sofreu um duro golpe emocional em novembro de 2008 com a morte do marido, Joaquim Figueiredo Magalhães, de 92 anos, com quem estava casada há 33 anos.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção