PUB
PUB
Nacional
Valter Hugo Mãe pretende publicar novo romance no final do ano
Valter Hugo Mãe (Fernanda Barbosa/LUSA)
Redação Lux em 15 de Março de 2013 às 19:00
O novo romance de Valter Hugo Mãe, com os fiordes islandeses como cenário, deverá ser publicado no final do ano, revelou hoje o escritor à agência Lusa, em Macau, onde participa no Festival Literário.

"É uma história passada na Islândia, nos fiordes islandeses, um lugar muito recôndito, muito agreste, muito bonito, muito pouco populado. A população com que eu trabalho no livro tem apenas 160 pessoas e é para os padrões dos fiordes uma vila", explicou Valter Hugo Mãe, à margem de uma sessão inserida no Festival Literário de Macau - Rota das Letras.

No centro do romance, está a história de "uma menina que, de algum modo, vai percebendo a solidão, a sua condição de habitante de um lugar quieto, enquanto descobre as mutações do seu corpo na fase em que a adolescência lhe proporciona todas as alterações de maturação".

A escolha da Islândia como palco surge com alguma naturalidade: "É um território com o qual sempre sonhei. Sabia que me provocaria, que me inspiraria (...) percebi que tinha que ver comigo, com essa clausura, com uma certa disciplina de solidão, uma certa reclusão meditativa".

Nos últimos tempos, contou, viajou por três vezes para a Islândia, um pedaço de terra que lhe inspira uma "profunda meditação". "Os lugares vazios fazem-me bem", sublinhou Valter Hugo Mãe, entre risos.

Por enquanto, o livro conta só com o "título de oficina". "Ainda ando assim perdido. Era para se chamar «A Mulher Torta», era engraçado, mas acho que não vai ser. Vai ser outra coisa qualquer", afirmou o escritor, vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom de Literatura, em 2012.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção