PUB
PUB
Nacional
Três museus em Belém vão ser palco de concertos no 1.º Festival Art Fes
Redação Lux em 17 de Setembro de 2012 às 11:05
O Museu de Arqueologia, o Museu dos Coches e o Museu de Arte Popular vão ser os palcos da primeira edição do festival Belém Art Fest, com concertos, exposições e teatro, com abertura prevista para 22 de setembro.

Organizada pela Amazing Adventure, a iniciativa irá acolher uma programação cultural, entre as 19:00 de dia 22 e a 01:00 da manhã de 23 de setembro, com concertos de fado, de jazz, de blues e de música rock, teatro, um desfile de moda, "workshops" e uma exposição do artista Pedro Madeira Pinto.

O Museu Nacional de Arqueologia acolherá concertos de jazz e de blues de Elisa Rodrigues e Júlio Resende, dos The Soaked Lamb e Selma Uamusse, enquanto no Museu Nacional dos Coches (MNC), se ouvirá o fado com as atuações de Pedro Moutinho, Maria Ana Bobone e Teresa Lopes Alves.

O Museu de Arte Popular (MAP) será palco de concertos pelos grupos Nice Weather for Ducks, The Doups e Youthless, continuando com música escolhida por "DJ" até às 04:00 da manhã de 23 de setembro.

A organização indicou à Lusa que o conceito "de reunir concertos, exposições, 'worshops' e moda em museus em horário noturno já existe noutras capitais europeias, mas foi adaptado a Lisboa".

O modelo de funcionamento é semelhante aos festivais de música de verão, com os bilhetes a poderem ser comprados antecipadamente, ou no próprio dia, e trocados por pulseiras que dão acesso aos três espaços de programação até ao encerramento.

Contudo, o acesso do público aos museus não será totalmente livre, ficando abertas 50 por cento das exposições patentes naqueles espaços.

Fora do percurso, no MNA, vão ficar, por exemplo, as salas com as múmias egípcias e outros tesouros do museu.

A organização do evento contou com o apoio do Instituto dos Museus e da Conservação - atual Direção-Geral do Património Cultural -, da Câmara Municipal de Lisboa e dos museus parceiros da iniciativa, sobretudo na logística e infraestruturas.

Além dos apoios institucionais, que também incluem a Escola de Moda de Lisboa, o Belém Art Fest conta ainda com vários patrocinadores, como a CP - Comboios de Portugal, que irá criar um bilhete especial para o evento, relacionado com o Dia Europeu sem Carros, a 22 de setembro.

A organização do festival disse à Lusa que espera receber cerca de duas mil pessoas nesta primeira edição, uma estimativa elaborada com base na capacidade dos três museus.

A programação completa foi colocada online no sítio www.belem-art-fest.pt, e os bilhetes têm um preço único de 18 euros, se comprados antes de 22 de setembro, e de 20 euros, se adquiridos no próprio dia.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção