Nacional
Redação Lux em 18 de Setembro de 2017 às 11:15
Recorde feminino na Meia Maratona do Porto

A 11ª edição da Meia Maratona do Porto Sport Zone  teve recorde feminino da prova batido 5 anos após a última marca registada como a melhor.

Monica Jepkoech, do Quénia, chegou à meta com o tempo de 1:09:23, batendo assim o record da prova que era de Alice Mogire, também do Quénia, e que detinha a marca de 1:10:23, desde 2012.

A segunda classificada foi Vivian Jerono Kiplagat, igualmente do Quénia, que cortou a meta apenas três segundos após a primeira classificada, com o tempo de 1:09:26.

A terceira posição foi também para o Quénia, por Antonina Kwambai, com o tempo de 1:11:52, revelando assim a enorme competitividade prevista.

Com a partida dos milhares de participantes junto a Ponte do Freixo, a elite feminina era igualmente marcada por um conjunto de atletas nacionais de relevo.  Salomé Rocha, destacou-se como a primeira atleta portuguesa a cruzar a linha de meta, em sexto lugar, seguida por Ana Mafalda Ferreira, do Sporting C.P. e de Vera Nunes, do S. L. Benfica. Mónica Silva, também do S. L. Benfica, fechou o quadro das dez primeiras posições, precisamente com o décimo lugar.

O tiro de partida, dado por Aurora Cunha, marcou o início da 11ª Meia Maratona do Porto Sport Zone e também da Mini Maratona Santander Totta, prova não cronometrada com a distância de 6 km. 

A meta, situada como junto ao Jardim do Cálem, viu no setor masculino uma chegada quase ao sprint entre três atletas quenianos, separados cada um por um segundo apenas.

Abraham Kiptum atingiu a primeira posição com 1:00:06, ficando Marius Kimutai em segundo, com 1:00:07 e Leornard Kipkoech Langat em terceiro lugar, com 1:00:08.

Num top ten todo ele preenchido por atletas do Quénia, José Moreira, do Sporting C. P., foi o primeiro atleta português a chegar à meta, em décima quarto, com Miguel Ribeiro, do Olímpico Vienense, em décimo quinto, e Daniel Pinheiro, do Maia A. C., em décimo sexto.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção