PUB
PUB
Nacional
Morreu António Simões Lopes, ex-reitor da Universidade Técnica de Lisboa
Lux
Redação Lux em 19 de Dezembro de 2012 às 09:57
O ex-reitor da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) António Simões Lopes morreu na terça-feira, em Sintra, informou a instituição, sem adiantar a causa de morte.

António Simões Lopes dirigiu a UTL durante mais de dez anos, entre 1987 e 1999, e foi o primeiro bastonário da Ordem dos Economistas, de 1999 a 2004.

O professor emérito da UTL e professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão dirigiu o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa e o Conselho de Avaliação das Universidades Públicas.

Nascido em 1934, António Simões Lopes doutorou-se em Economia pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e obteve o doutoramento honoris-causa pelas universidades de Coimbra, Algarve, Federal do Maranhão, no Brasil e de Kent, no Reino Unido.

Simões Lopes foi agraciado, em Portugal, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante e, em França, com o grau de cavaleiro da Ordem de Mérito, tendo integrado o Conselho Económico e Social, assim como diversas equipas de investigação internacionais nas áreas do Desenvolvimento Regional e do Desenvolvimento Urbano.

O seu corpo está hoje em câmara ardente na Igreja de Algueirão, em Mem Martins, Sintra. O funeral realiza-se na quarta-feira, no cemitério Alto do Chão Frio, em Lourel-Terrugem, Sintra.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção