Nacional
Redação Lux em 22 de Outubro de 2018 às 17:22
Fotos: Reis da Bélgica fazem visita de Estado a Portugal

Os Reis da Bélgica chegaram hoje para uma visita de Estado ao nosso país entre os dias 22 e 24 de outubro, a convite do Presidente da República.

O Rei Philippe e a Rainha Mathilde estão acompanhados por uma comitiva governamental, bem como por uma delegação de académicos e de empresários.

O programa decorre em Lisboa e no Porto.

No dia 22 de outubro, e depois das honras militares na Praça do Império e da deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, Os Reis da Bélgica reuniram com Marcelo Rebelo de Sousa, seguindo-se um almoço oferecido pelo Primeiro-Ministro.

Da parte da tarde, os Reis dos Belgas foram recebidos pelo Presidente da Assembleia da República e pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, seguindo-se um passeio de elétrico pelas ruas da cidade na companhia do Presidente da República.

Como forma de marcar o centenário do Armistício da Primeira Guerra-Mundial, o Rei Philippe e a Rainha Mathilde prestarão ainda uma homenagem aos Mortos da Grande Guerra. O dia terminará com o banquete de Estado oferecido por Sua Excelência o Presidente da República, no Palácio da Ajuda, em honra dos Reis dos Belgas.

O programa de dia 23 de outubro terá início no Oceanário, onde o Rei Philippe e a Rainha Mathilde serão informados das atividades desenvolvidas pela Fundação Oceano Azul. Posteriormente, a Rainha Mathilde visitará a Fundação Champalimaud e o Rei Philippe participará no Seminário Económico Luso-Belga, na Fundação Calouste Gulbenkian, em cuja sessão inaugural estará também presente o Presidente da República. A Rainha Mathilde visitará depois a Associação Cultural Moinho da Juventude, na Cova da Moura, enquanto o Rei Philippe visitará o “Impact Hub”. Na tarde de dia 23 Suas Majestades testemunharão a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e a Bélgica. Por fim, oferecerão uma receção de retribuição a Sua Excelência o Presidente da República e a convidados portugueses na Fundação Calouste Gulbenkian.

O dia 24 de outubro será passado no Porto, onde os Reis dos Belgas serão recebidos na Câmara Municipal e visitarão a Fundação de Serralves.

O Presidente da Câmara oferecerá um almoço em sua honra no Palácio da Bolsa, seguindo-se uma visita à Igreja de S. Francisco e um passeio pela Ribeira, na companhia do Presidente da República. Por fim, o Rei Philippe e a Rainha Mathilde visitarão a UPTEC, na Universidade do Porto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção