PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 27 de Outubro de 2016 às 08:38
Marcelo Rebelo de Sousa recebido por Fidel e Raúl Castro em Cuba
1/3 - Encontro de Fidel Castro e Marcelo Rebelo de Sousa no Jornal Oficial do Partido Comunista Fotos: ESTUDIOS REVOLUCIÓN/DR
2/3 - Marcelo Rebelo de Sousa em visita oficial a Cuba 26.10.16 Foto: Lusa
3/3 - Marcelo Rebelo de Sousa em visita oficial a Cuba 26.10.16 Foto: Lusa

notícia atualizada 9:19

27-10-2016 08:38

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se hoje com o líder histórico cubano Fidel Castro, em Havana, durante a sua visita de Estado a Cuba, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

Não foram adiantados, por enquanto, quaisquer detalhes deste encontro entre o chefe de Estado português e o antigo Presidente e primeiro-ministro de Cuba.

O líder histórico cubano, Fidel Castro, agradeceu na quarta-feira ao Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a oposição de Portugal ao embargo económico a Cuba, noticiou o jornal oficial do Partido Comunista Cubano, Granma.

Na notícia na sua edição ‘online’, acompanhada por uma fotografia do encontro em Havana, na qual Marcelo e Fidel aparecem sorridentes, o jornal refere que o Presidente português destacou a aprovação pelas Nações Unidas, na quarta-feira, de uma resolução reclamando o levantamento do embargo económico dos Estados Unidos a Cuba.

Fidel Castro agradeceu o apoio de Portugal e destacou a “firmeza do povo” cubano, disposto a “não esquecer os elevados danos humanos e económicos provocados pelo bloqueio”.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à capital cubana na terça-feira (25.10.16) à noite, já madrugada de quarta-feira (26.10.16) em Lisboa, para uma visita de Estado inédita a Cuba, que termina na quinta-feira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido na quarta-feira com honras militares pelo seu homólogo cubano, Raúl Castro, no Palácio da Revolução, em Havana, com quem depois se reuniu.

A cerimónia de receção teve início pelas 18:00 (23:00 em Lisboa) e o encontro entre os dois presidentes começou 20 minutos mais tarde.

O programa oficial dos dois chefes de Estado, que inclui um jantar também no Palácio da Revolução, é reservado e sem declarações à comunicação social.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção