PUB
PUB
Nacional
Raquel Matos Cruz vence 4º Prémio de Jornalismo da Área da Saúde Mental
Raquel Matos Cruz (Lux)
Redação Lux em 27 de Novembro de 2012 às 14:08
O 4º Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental, promovido pela Fundação AstraZeneca (FAZ), em parceria com a Casa da Imprensa e a Associação ENCONTRAR+SE, vai ser entregue na próxima 5ª feira, 29 de Novembro, à reportagem «Jogos da Mente», da autoria de Raquel Matos Cruz, imagem de Júlio Barulho e edição de imagem de Vasco Crespo.



A reportagem vencedora, emitida pelo Jornal das 8 da TVI, em 17 de Outubro de 2011, acompanhou o dia-a-dia de uma clínica psiquiátrica, procurando compreender as doenças mentais na perspectiva de quem as sofre e dos profissionais de saúde que acompanham estes doentes.

Com testemunhos reais, o trabalho procura, nas palavras de Raquel Matos Cruz, um olhar em frente, sem estigmas, nem preconceitos, e mergulha numa realidade de angústia e dor, «procurando perceber os jogos da mente com aqueles que os conseguiram vencer».



O júri do Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental, instituído com o objetivo de contribuir para um correto conhecimento da doença mental e contrariar mitos e preconceitos relacionados com estas perturbações, atribuiu ainda duas Menções Honrosas aos trabalhos «Autismo: mitos e verdades» e «Depressão».



Da autoria de Lúcia Gonçalves e imagem de Joaquim Gomes, a reportagem «Autismo: mitos e verdades» foi exibida pela SIC e SIC Notícias, a 2 de Abril de 2012. Debruça-se sobre o universo autista, através de depoimentos de pais, irmãos e dos próprios portadores da doença, procurando explicar e descrever o que se passa no seu mundo sensorial e desmistificar alguns preconceitos.



Outra menção honrosa foi atribuída a «Depressão», de Sofia Filipe, publicada na revista Focus, edição da semana de 9 a 15 de Novembro de 2011. Nesta reportagem, a jornalista dá a conhecer alguns números relativos à Depressão em Portugal e no Mundo, causas e fatores de risco, para além de depoimentos de quem vive o problema.



O Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental destina-se a distinguir os trabalhos publicados nos meios de comunicação portugueses (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet) que contribuíram para um maior conhecimento social das doenças mentais, para a promoção de uma mensagem positiva no combate ao estigma e discriminação social, para a motivação de doentes e cuidadores e a divulgação da investigação nesta área da Saúde.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção