PUB
PUB
Nacional
Judite Sousa: 'Os pais dos filhos que partiram não podem ser estigmatizados'
Judite Sousa passa férias em Courchevel Foto: DR
Redação Lux em 31 de Janeiro de 2020 às 18:00

"Uma das minhas causas de vida é o luto de quem perdeu um filho. Uma das questões que se coloca é se esse deve ser um assunto tabu ou não. Acredito que não deve ser e tenho procurado sensibilizar a opinião pública sobre o tema.”

Foi desta forma que Judite Sousa, que, em junho de 2014, perdeu o filho, André Sousa Bessa, na sequência de uma queda numa piscina, se insurgiu no Facebook para suscitar este debate. E continuou: “Se os pais de filhos vivos podem falar sobre os seus filhos, então, qual é a razão pela qual os pais de filhos que partiram não o podem fazer? Qual é a lógica? Ninguém tem a peste negra e ninguém pode lançar pedras, porque ninguém sabe o dia de amanhã. Estas tragédias não acontecem só aos outros. E que tal refletirmos sobre isto?”

A jornalista, de 59 anos, chegou mesmo a apelar aos seus seguidores para se juntarem a ela, ao mesmo tempo que explicou o que desencadeou este movimento.

“Este assunto foi mencionado durante a minha ausência numa festa de aniversário de forma crítica. É necessário que a opinião pública desperte para o assunto e compreenda a minha mensagem. Preciso de todos. Juntos seremos mais fortes.” E sugeriu: “Vamos criar um grande movimento sobre este tema no FB? O que acham? Suscitem o debate”, afirmou, reforçando a ideia de que “os pais de filhos que partiram não podem ser estigmatizados, nem socialmente nem profissionalmente. Toda a gente tem direito ao trabalho no âmbito da legislação portuguesa e dos direitos universais”.

Em novembro do ano passado, Judite Sousa anunciava nas redes sociais a sua saída da TVI, após oito anos de vínculo. Desde essa altura, a jornalista tem participado em variadas conferências e eventos, e também aproveitado para viajar.

Para passar os primeiros dias do ano, Judite rumou a Courchevel 1850, nos Alpes Franceses, um dos locais preferidos do filho, André Sousa Bessa. Um dos hashtags que colocou numa das suas fotos foi “#ao encontro de um dos locais que ele mais amava” e “#saudade”.

Courchevel 1850 é uma estância de luxo frequentemente visitada por algumas estrelas mundiais e a mais cara da Europa. Personalidades como David e Victoria Beckham, George e Amal Clooney, ou ainda o príncipe William e Kate Middleton já aqui passaram férias. O resort ficou célebre depois de, nos anos 60, Brigitte Bardot ter passado por lá.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção