PUB
PUB
Nacional
Cinemateca Francesa dedica retrospetiva a Manoel de Oliveira
Manoel de Oliveira tem alta hospitalar Foto: Cristina Pinto e Pinto Lux
Redação Lux em 31 de Agosto de 2012 às 10:35
A Cinemateca Francesa organizará, em setembro, em Paris, um longo ciclo de cinema dedicado ao realizador português Manoel de Oliveira, que abrirá com a projeção de «O Gebo e a Sombra», o mais recente filme do «patriarca do cinema».

O filme vai inaugurar uma retrospetiva organizada por Mathias Lavin, especialista em estudos cinematográficos, que editou uma monografia sobre a obra de Oliveira.

Esta nova retrospetiva da Cinemateca Francesa irá estender-se de 06 de setembro até 21 de outubro, com a exibição de filmes como «Aniki Bobó», «Porto da minha infância», «Divina Comédia», «Benilde ou a virgem mãe», «Os Canibais», «Non, ou a vã glória de mandar», «Inquietude», «O estranho caso de Angélica» e várias curtas-metragens.

A par da exibição dos filmes, na Cinemateca Francesa haverá ainda uma conferência, no dia 10 de setembro, de Mathias Lavin, sobre a obra cinematográfica de Manoel de Oliveira. O autor irá lançar ainda um livro sobre o filme «Vale Abraão».

No site oficial da Cinemateca Francesa, Mathias Lavin recorda que já foram feitos outros ciclos sobre a obra de Oliveira, mas a «miraculosa longevidade» e a extensa produção têm levado a instituição a regressar ao cinema do autor portuense.

«É uma obra que tem experimentado várias possibilidades estéticas sem se fixar num estilo imutável, convidando a uma releitura anacrónica da história do cinema», afirma o investigador, referindo-se a Manoel de Oliveira como «o patriarca do cinema».

O estudioso elogia-lhe a «produtividade implacável», a «profundamente atual», marcada por uma vertente fantástica, pelas adaptações literárias, pelas leituras de episódios históricos, pela ironia.

«O Gebo e a sombra», adaptação de uma peça de teatro de Raul Brandão, com interpretação de Claudia Cardinale, Michel Piccoli, Luís Miguel Cintra e Michael Lonsdale, será exibido em Paris, depois de passar no festival de cinema de Veneza, em Itália, onde foi selecionado fora de competição.

Ainda em setembro, o filme será exibido no festival de cinema de Toronto, no Canadá, e terá estreia comercial no dia 27 nas salas portuguesas.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção