PUB
PUB
Nacional
«Levanta-te Porto»: Marcha contra a pobreza hoje no Porto
Lux
Redação Lux em 18 de Setembro de 2010 às 09:04
A iniciativa «Levanta-te Porto» vai realizar-se hoje (18), pelo segundo ano consecutivo, nas ruas da cidade com o objetivo de despertar a atenção da população para causas de importância mundial, nomeadamente a fome e a pobreza.

As ações previstas pretendem assinalar a realização da Cimeira das Nações Unidas sobre os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), que decorre em Nova Iorque, entre segunda e quarta feira.

A celebração inicia-se às 14:00, com uma marcha pela cidade do Porto. Durante a caminhada contra a pobreza ¿ que se inicia no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e no Instituto Politécnico do Porto (IPP) e termina na Avenida dos Aliados, os participantes irão vestir t-shirts alusivas aos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milénio.

O teatro de rua «O som das Estrelas», a orquestra de saxofones «Vento do Norte» e o «Grupo Raízes» prometem animar a tarde, sendo que para a noite está programado um baile, que conta com a presença de Zé Pedro, guitarrista dos «Xutos & Pontapés» no papel de DJ.

Com esta iniciativa, Portugal junta-se a vários países da Europa, África e Ásia que, no mesmo dia e em simultâneo, promovem ações semelhantes sob o mote «Levanta-te e faz barulho».

O evento é apoiado pela Campanha do Milénio da ONU em Portugal, Objetivo 2015 e por diversas entidades, entre elas a Federação Académica e a Câmara Municipal do Porto.

O objetivo desta iniciativa é relembrar os pressupostos da Declaração do Milénio, assinada pelos principais países mundiais (incluindo Portugal) há dez anos, e que os organizadores entendem não estar a ser cumpridos.

No documento, os 189 países comprometeram-se a lutar contra a pobreza e a fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus da SIDA.

Assumiram, ainda, o compromisso de melhorar o acesso à educação melhorado, cuidados de saúde universais e à água potável.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção