PUB
PUB
Nacional
Ilustradores portugueses distinguidos por revista norte-americana
Cartoon de André Carrilho
Redação Lux em 15 de Junho de 2013 às 09:27
Os ilustradores portugueses André Carrilho, André da Loba e João Fazenda foram distinguidos este ano pela revista norte-americana 3x3, considerada a mais importante publicação internacional dedicada à ilustração contemporânea.

A publicação 3x3 premeia anualmente, com um grande prémio, medalhas de ouro, prata e bronze, aqueles que considera ser os melhores ilustradores a nível internacional, tendo já distinguido, em anos anteriores, autores portugueses como Gonçalo Viana, Marta Madureira e André Letria.

Este ano, o caricaturista André Carrilho conquistou cinco distinções, incluindo uma medalha de ouro, nas categorias de cartoon/banda desenhada, animação, editorial e retratos.

André Carrilho, 38 anos, é o mais internacional dos ilustradores e caricaturistas portugueses da atualidade, colaborando como várias publicações estrangeiras, entre as quais a Vanity Fair, New Yorker, Los Angeles Magazine. É ainda autor de curtas-metragens de animação.

Além de Carrilho, a 3x3 Magazine atribuiu também uma medalha de ouro a André da Loba, na categoria animação, e uma medalha de bronze a João Fazenda, na categoria livros.

André da Loba, que vive em Nova Iorque, onde estudou ilustração, foi considerado um dos 200 melhores ilustradores de todo o mundo pelo Lurzer's Archive e é colaborador regular do diário New York Times.

Ilustrou várias obras, algumas para a infância, como «Elefante em loja de porcelana», de Adélia Carvalho, e «Pensamientras», com texto de Eugénio Roda, e constrói ilustrações com volume, como uma extensão do que já faz no papel.

João Fazenda, que se divide entre Londres e Lisboa, soma vários prémios internacionais, reparte-se entre o desenho de imprensa, a ilustração para a infância, a banda desenhada e, mais recentemente, o cinema de animação.

O trabalho de todos os premiados deste ano será publicado numa edição da revista 3x3, no inverno.

O grande prémio deste ano foi atribuído a Chris Thornley, do Reino Unido.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção