PUB
PUB
Nacional
Manifestação frente ao El Corte Inglés contra uso de pelo de animais
Filas na caixa no supermercado
Redação Lux em 11 de Novembro de 2012 às 08:55
Cerca de duas dezenas de pessoas manifestaram-se no sábadofrente à porta principal do espaço comercial El Corte Inglés, em Lisboa, numa ação contra o uso de pelo de animais.

Em declarações à Lusa, a presidente da Animal explicou que a ação, que juntou 25 pessoas, se insere uma campanha que a associação leva a cabo todos os anos à porta de várias lojas, tanto em Lisboa como no Porto, que vendam artigos com pelo de animal.

Segundo Rita Silva, a concentração em frente as portas do El Corte Inglés, entre as 15:00 e as 17:30, é já a terceira desde o início do outono e o objetivo é repetir uma ação semelhante todos os sábados de cada mês, acrescentando que a primeira decorreu a porta de uma loja do grupo Cortefiel e a segunda na Rua Garrett, ambas em Lisboa.

A presidente da Animal afirmou que este tipo de iniciativas tem aumentado a recetividade e sensibilidade das pessoas para estes assuntos, apesar de a indústria continuar a apostar nestes produtos.

No entanto, apontou o caso de uma loja de artigos de pronto-a-vestir com pelo de animal, no norte do país, que a líder da Animal acredita que fechou em consequência das manifestações consecutivas da associação, durante dois anos, à porta do estabelecimento.

«As empregadas até chegaram a tentar agredir-nos, foi uma situação muito complicada. Mas ao fim de dois anos a loja fechou e acreditamos que tivemos influência no fecho», afirmou.

Em relação à indústria da moda, Rita Silva frisou que tem mudado de estratégia e que, depois de alguns anos em que o pelo não era usado nas coleções de vestuário, este está de volta. Evitam, no entanto, fazer peças integrais em pelo e têm optado por usar em pequenas proporções, como em punhos, mangas ou em botas.

Rita Silva disse ainda que estas ações de rua vão continuar até ao final do inverno e que a associação pretende manifestar-se à porta de todas as lojas que vendam artigos com pelo, tanto em Lisboa como no Porto.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção