PUB
PUB
Nacional
José Guinot em 10 de Julho de 2010 às 19:05
José Castelo Branco revela que teve um romance com um futebolista famoso em 1980 - parte II
A Lux contactou José Castelo Branco, que se encontra em Nova Iorque desde Outubro do ano passado, e questionou-o sobre o referido jogador de futebol: «Como é óbvio, não vou revelar nomes. Não o fiz no livro e não o faço agora», declarou. «Nesse tempo, conheci vários jogadores de futebol», acrescentou.

Igualmente contactado pela Lux, o autor de «Toda a Verdade» afirmou desconhecer a identidade do futebolista referido no livro. «Coloquei alguns nomes em cima da mesa, mas ele recusou dizer quem era a pessoa em causa». disse. Ricardo Santos - que tem mais de 100 horas de gravação dos encontros que teve com José Castelo Branco - defende-se argumentando que os relatos feitos no livro são da responsabilidade do biografado.

«Esta é a visão de uma pessoa sobre a sua própria vida. As declarações feitas no livro são da responsabilidade dele. As palavras são dele, o livro é a versão dele. Os leitores acreditam ou não, fazem as suas ilações e tiram as suas próprias conclusões. Esta é a verdade do José Castelo Branco e só ele pode responder às dúvidas suscitadas. Nesta biografia há coisas que são difíceis de confirmar até pela discrepância dele em relação a algumas datas. O José Castelo Branco tem uma visão muito própria de determinados acontecimentos.»

Com os dados referidos no livro, a Lux investigou e descobriu quem é o principal visado, contactou-o e confrontou-o. Hoje é um homem casado e com filhos, que negou peremptoriamente as insinuações de Castelo Branco, pessoa que afirma nem conhecer pessoalmente. Por questões éticas não divulgamos o seu nome.

Entretanto, no contacto com José Castelo Branco, este fez questão de justificar a sua biografia: «É uma reconciliação com o meu passado. Foi quase um exorcizar dos meus medos, foi a minha ida ao psiquiatra, uma espécie de desabafo», disse.

Mas dessa conversa resultou um dado novo. José Castelo Branco disse à Lux que a biografia foi lançada à sua revelia: «O livro foi publicado sem eu fazer a revisão final. Li alguns capítulos que me foram enviados e, do pouco que li, tem algumas confusões e imprecisões e tinha de ser corrigido.»

Fonte da editora HF Books disse à Lux que o livro devia ter sido publicado no final de 2009 e que o atraso ficou a dever-se ao facto de José Castelo Branco estar ausente do País desde Outubro de 2009. Porém, garante que existe um contrato assinado, que os timings de publicação é a editora que os define e que a biografia é do conhecimento do biografado estando, por isso, devidamente autorizada.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção