PUB
PUB
Nacional
Cavaco e Passos têm contas «adormecidas» no Twitter e Facebook
Facebook Cavaco Silva
Redação Lux em 29 de Junho de 2014 às 15:14
Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho são dos líderes que menos usam o Twitter e são raros os dirigentes mundiais com quem mantêm ligações nesta rede social, revela o estudo Twiplomacy 2014, que considera as duas contas «adormecidas».

O estudo aponta o papa Francisco como a personalidade mais influente no Twitter com o maior número de mensagens partilhadas, em média mais de 10 mil vezes para as escritas em espanhol e mais de seis mil para as mensagens em inglês.

Promovida pela consultora internacional Burson-Marsteller, a análise revela que o presidente da República segue no Twitter 41 líderes mundiais, é seguido por 10, mas mantêm ligações apenas com oito.

O presidente norte-americano Barack Obama - o mais popular no Twitter, com 43,7 milhões de seguidores - o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, e o presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, são algumas das personalidades seguidas por Cavaco Silva, que aderiu à rede em março de 2011.

O estudo destaca também o reduzido número de seguidores (6.312) de Cavaco Silva e a baixa média de «tweets» partilhados (0.12 por dia), bem como o facto de as atualizações serem geradas automaticamente pela sua página no Facebook.

A mensagem mais popular, partilhada a 20 de abril de 2013, no regresso de uma visita oficial à Colômbia e ao Peru - foi replicada apenas 13 vezes e tornou-se na «favorita» (funcionalidade equivalente ao «like» do Facebook) de três pessoas.

O «tweet» mais recente é de 05 de maio e aborda o fim do programa de resgate financeiro a Portugal.

O Twiplomacy analisou também a página oficial da Presidência da República, sublinhando que apesar de não ser um perfil de conversa, conta com quase 70 mil seguidores e publica uma média de 1.27 «tweets» por dia.

com Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção