PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 19 de Abril de 2012 às 14:54
Vídeo: Filme de Paulo Branco compete em Cannes
Redação Lux em 19 de Abril de 2012 às 14:54
A longa-metragem «Cosmopolis», de David Cronenberg e produzida por Paulo Branco, integra a competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Cannes, em França, de acordo com a programação divulgada em Paris esta quinta-feira.

A 65ª edição do festival Cannes decorrerá de 16 a 27 de maio e da competição pela Palma de Ouro fazem parte ainda filmes como «Amour», de Michael Haneke, que conta com a atriz Rita Blanco no elenco, e «The Angel¿s Share», de Ken Loach.

«Cosmopolis», que terá estreia comercial em Portugal a 31 de maio, é uma adaptação para cinema do romance homónimo do escritor norte-americano Don DeLillo, que o produtor português Paulo Branco sugeriu ao realizador canadiano David Cronenberg.

O filme é protagonizado pelo ator britânico Robert Pattinson, encabeçando um elenco que integra agora os franceses Juliette Binoche e Mathieu Amalric e o norte-americano Paul Giamatti.

Na competição oficial de Cannes estão ainda os filmes dos realizadores franceses Alain Resnais («Vous n¿avez encore rien vu»), Jacques Audiard («De rouille et d¿os») e Leos Carax («Holly Motors»).

Destaque ainda para as presenças de «On the Road», filme do brasileiro Walter Salles, a partir de um livro de Jack Kerouac, de «Like Someone in love», do iraniano Abbas Kiarostami, e de «Beyond the hills», do romeno Cristian Mungiu.

No total, a seleção oficial integra 54 filmes de 26 países.

Se David Cronenberg integra na competição, fora dela, na secção «Um certo olhar», está o filho Brandon Cronenberg, com «Antiviral».

Haverá ainda projeções especiais de «A música segundo Tom Jobim», de Nelson Pereira dos Santos, «Mekong Hotel», do tailandês Apichatpong Weerasethakul.

O júri que atribuirá a Palma de Ouro, o prémio máximo do festival, será presidido pelo realizador italiano Nanni Moretti. O realizador belga Jean-Pierre Dardenne irá presidir ao júri da Cinéfondation e curtas-metragens.

O ator e realizador inglês Tim Roth será o presidente do júri da secção «Un Certain Regard».

O festival abrirá com «Moonrise Kingdom», o novo filme de Wes Anderson, e encerrará com «Thérèse Desqueyroux», do realizador Claude Miller, que morreu no passado dia 4.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção