PUB
PUB
Nacional
Daniela Ruah é Madrinha de Crianças com Défice de Atenção
Daniela Ruah - Apresentação da nova campanha Água das Pedras Foto: João Cabral/Lux
Redação Lux  com CSS em 2 de Dezembro de 2015 às 16:15
 
Daniela Ruah aceitou o convite e é agora a Madrinha do projecto de empreendedorismo social Clube PHDA ( Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção ).

Com o apoio da CUF, o Clube PHDA foi lançado em 2013 e tem como propósito melhorar a qualidade de vida de crianças com PHDA e dos seus familiares, professores, e auxiliares de educação, potenciando uma integração bem-sucedida na família, na escola e na sociedade.

“É um enorme orgulho ter sido convidada para Madrinha do Clube PHDA e poder fazer parte de um projecto que ajuda pais e professores a superarem, no seu dia-a-dia, as dificuldades que a Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção levanta”, explica Daniela Ruah que actualmente é co-protagonista da série americana NCIS: Los Angeles.
A actriz, que iniciou a sua carreira aos 16 anos, acrescenta também que “ainda existem muitas pessoas que confundem as dificuldades de concentração das crianças, o facto de estas não conseguirem estar paradas ou caladas nas aulas, com má educação ou mau comportamento. Espero que projectos como o Clube PHDA ajudem a desmistificar estas situações e ajudem a que a PHDA seja melhor compreendida por todos. Só assim poderemos ajudar cada vez melhor as crianças a lidarem com esta patologia.”, afirmou a atriz portuguesa.

Para ajudar estas famílias, o projeto de empreendedorismo social Clube PHDA promove ações de formação gratuitas nas escolas e no Hospital CUF Descobertas com módulos específicos para pais, professores e auxiliares de educação, para os ajudar a lidar com os efeitos desta patologia. Em 2014, a equipa médica da Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas, membros do Clube PHDA, criou um manual que revisita a história da PHDA, “Hiperactividade e Défice de Atenção”, permitindo identificar as suas causas, as apresentações clínicas, mas também as implicações na vida quotidiana dos envolvidos. Foi também criado um site, onde é possível encontrar estratégias práticas para a resolução dos problemas do dia-a-dia das crianças com PHDA e muito recentemente a página de Facebook.
 
Para quem não consegue assistir às acções presenciais, o Clube PHDA disponibiliza também sessões de formação online através de uma Plataforma de E-Learning gratuita, a primeira a ser criada por médicos, em Portugal sobre este tema. Esta plataforma foi desenvolvida em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e permite aceder a informações úteis sobre a PHDA, estratégias de relacionamento com crianças com esta patologia, entre muitos outros dados. Estes módulos de formação foram desenvolvidos pela equipa multidisciplinar da Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas, que lida diariamente com casos de crianças com PHDA.  Além desta plataforma de E-learning, disponível em www.clubephda.pt, o Clube PHDA apresenta também um Fórum de Discussão. Neste podem ser partilhadas dicas, desafios e até mensagens de encorajamento entre as pessoas que lidam com a PHDA no seu dia-a-dia.


 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção