PUB
PUB
Nacional
Nuno Melo como Caniço de "Chuva na Areia" ainda está presente na memória dos Portugueses
Nuno Melo Foto: Arquivo Lux
Redação Lux em 9 de Junho de 2015 às 18:37
Nuno Melo sucumbiu ao cancro no fígado e morreu aos 55 anos.

Nuno Jorge Lopes de Melo Cardoso nasceu a 08 de fevereiro de 1960, em Castelo Branco. Começou a trabalhar como ator em 1981, no Teatro de Animação de Setúbal, passando depois por companhias como Teatro da Cornucópia, Teatro Aberto ou Artistas Unidos.

Um dos papéis que marcaram a sua carreira foi o de Caniço, na telenovela "Chuva na Areia", ainda hoje presente na memória dos Portugueses.

Caniço destacou-se na novela pela brilhante interpretação de Nuno Melo e culminou numa cena mítica com Nuno Melo  a cortar o seu próprio sexo e indo para a praia a esvair-se em sangue na sequência de uma conturbada relação com o "turista Alemão", personagem interpretada por Carlos Wallenstein. 

A partir da novela "Chuva na Areia" (RTP/1984) tornou-se uma presença regular na televisão, nomeadamente em telenovelas, no trabalho com Herman José (Casino Royal) e na série “Camilo e filho”.

Participou no programa "Crime na Pensão Estrelinha e em 1991 integrou o elenco do filme "A Divina Comédia" de João César Monteiro e m 1992, o filme "Dia do Desespero" de Manoel de Oliveira.

Para a TV Manchete, fez a série "Cupido Electrónico", com a atriz basileira Tônia Carrero.

Em 1996 e 1997, participou no programa de anedotas Malucos do Riso e em 1999, entrou na série "Clube dos Campeões".

Em 2004 e 2005 fez sucesso no Brasil e por cá com o seu papel de moorista em  "Senhora do Destino" da TV Globo e em 2006 e 2007 fez de psicopata na novela "Vingança".

Foi distinguido com o Prémio Prestígio, atribuído pela RTP, durante o Lisbon Village Festival de 2007.

Nos anos seguintes, participou na novela Resistirei, na série histórica Equador,  na novela Flor do Mar e Morangos com Açúcar.

Em 2012 foi distinguido na gala SPAUTORES, como o melhor ator de cinema de 2011. Graças à sua interpretação no filme "O Barão". Ganhou o Globo de Ouro de Melhor ator na XVII Gala Globos de Ouro da SIC. A sua última novela foi "O Beijo do Escorpião" da TVI.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção