PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 13 de Março de 2017 às 22:00
Ruy de Carvalho chora ao ser condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa

No dia em que completou 90 anos, Ruy de Carvalho recebeu das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Na Sala dos Embaixadores, no Palácio de Belém, o Presidente da República salientou os 75 anos de carreira do ator e o seu forte caráter e personalidade.

“Sobretudo o que o torna irrepetível é a bondade, a preocupação de encontrar no fundo da angústia mais profunda uma luz de esperança”, afirmou. Um momento que deixou Ruy de Carvalho de lágrimas nos olhos.

“Estou muito feliz e emocionado. É um mérito que julgo que mereço pelo trabalho que fiz e pela vida que tenho feito como homem e como profissional de teatro. Acho que chorei. Não é feio um homem chorar, pois não? Chorei porque ele disse coisas que me tocaram profundamente”, confidenciou. 

O ator assume que a profissão o enriqueceu.

“Fiquei muito rico como ser humano, como pai de família, como ator. E tenho muitos amigos. Chamam-me à atenção crianças, pais, avós, pessoas que me dão beijos na rua e me pedem para não morrer. Eu não posso garantir que não morra porque nós morremos todos, não? Mas foi-nos dada uma coisa que temos que respeitar, que é a vida. Não deixem nunca de viver a vida”, apelou aos jornalistas.

Aos 90 anos, Ruy de Carvalho diz que já venceu muitas batalhas e que quer continuar a trabalhar.

“Eu trabalharei sempre que me chamem, nunca me negarei ao trabalho. Porque trabalhar ajuda-me a viver melhor. Não tenho tempo para pensar se estou doente. Já tive doenças muito graves, já tive tumores malignos e combati-os. Nessa altura armei-me em soldado e combati o chamado cancro. Mas ando cá!“, concluiu. 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção