Nacional
Redação Lux em 10 de Junho de 2018 às 17:13
Vídeo: Celebrações do 10 de junho nos Açores
Redação Lux em 10 de Junho de 2018 às 17:13

No discurso do 10 de Junho, nos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa valorizou "um só Portugal" que existe, mas que é "feito de muitos Portugais, que podem e devem ser diversos".

O Presidente da República frisou que não pode ser tolerada discriminação nesta diversidade identitária.

"Não toleraremos que [os vários Portugais] sejam discriminados naquilo que de essencial assinala o estatuto da nossa cidadania cívica, económica, social e cultural", sublinhou.

Marcelo Rebelo de Sousa sinalizou ainda  que o país prefere a "paciência dos acordos, mesmo se difíceis", à "volúpia das roturas, mesmo se tentadoras".

Numa intervenção curta, de cerca de cinco minutos, o chefe de Estado elogiou a diáspora portuguesa e o "abraço" que Portugal dá "a quem chega, migrantes ou refugiados", e a cultura de "pontes, diálogos, entendimentos".

As comemorações do Dia de Portugal, que se iniciaram no sábado, continuam hoje em Ponta Delgada, nos Açores, estendendo-se a Boston e Providence, nos Estados Unidos da América, ao final do dia.

A habitual Cerimónia Militar, que decorreu no centro da maior cidade açoriana, contou com a participação de mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas.

O Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa, partem esta tarde para os Estados Unidos da América.

 

Veja mais vídeos exclusivos em tvi24.pt

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção