PUB
PUB
Nacional
Romance de Gonçalo M. Tavares encenado em Atenas
Gonçalo M. Tavares
Redação Lux em 14 de Setembro de 2013 às 12:32
O romance «Jerusalém», do escritor português Gonçalo M. Tavares, volta a ser adaptado para teatro numa peça que se estreia no sábado, em Atenas, intitulada «Jerusalem Heaven», encenada por Vana Pefani, anunciou a editora Editorial Caminho.

A estreia grega, na sede da Fundação Michael Cacoyannis, coincide com a tradução e edição na Grécia do romance do premiado autor português, pela editora Kastaniotis.

«Jerusalem Heaven» estará em cena em Atenas até 02 de outubro, sendo descrita como «uma mistura de elementos poéticos e reais que defende a tese de que cada um de nós é ao mesmo tempo potencialmente executor e vítima».

«História, psiquiatria e esquizofrenia. Estes são os eixos de um filme negro contemporâneo com um título-armadilha: Jerusalém não é a cidade onde a história decorre. Jerusalém é a cidade fantasma que assombra o espírito das personagens», lê-se na página da fundação grega.

«Jerusalém», romance sobre loucura, razão e crença publicado em 2004, é o terceiro volume da tetralogia «O Reino», juntando-se a «Um Homem: Klaus Klump», «A máquina de Joseph Walser» e «Aprender a Rezar na Era da Técnica».

Foi com aquele romance que Gonçalo M. Tavares venceu os prémios Ler 2004, José Saramago 2005, Ler/Millenium-BCP e Prémio Portugal Telecom de Literatura, ambos em 2007.

Em 2008, o texto foi transposto para o palco pelo Teatro o Bando, com encenação de João Brites, e no ano seguinte Gonçalo M. Tavares escreveu um libreto para uma ópera homónima, com música de Vasco Mendonça e encenação de Luís Miguel Cintra.

«Jerusalém» integrou a lista dos «1001 Livros para ler antes de morrer - um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos».

Gonçalo M. Tavares, nascido em Angola em 1970, tem uma intensa produção literária desde 2001, que passa por diversos géneros, poesia, ensaio, uma epopeia, livros de contos e romances.

O escritor assinou recentemente o texto de «Two maybe more», um espetáculo de Marco Martins, que está em cena em Lisboa.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção