PUB
PUB
Nacional
Secretário de Estado da Cultura congratula cineastas premiados em Cannes
Cartaz do Festival de Cannes de 2013
Redação em 26 de Maio de 2013 às 09:27
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, congratulou os cineastas portugueses João Nicolau e André Gil Mata pelos prémios que arrecadaram sexta-feira no Festival de Cannes.

A curta-metragem «Gambozinos», de João Nicolau, venceu o Prémio Illy para melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores, iniciativa paralela do Festival de Cannes, enquanto «Cativeiro», de André Gil Mata, arrecadou o prémio DocAlliance.

«Os prémios Illy a +Gambozinos+, de João Nicolau, e DocAlliance, a +Cativeiro+, de André Gil Mata, atribuídos naquele festival, são mais uma grande demonstração da vitalidade da cinematografia portuguesa», disse o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Uma nota do gabinete do secretário de Estado da Cultura lembra que «Cativeiro» de André Gil Mata ¿ que, em 2010, participou no Talent Campus, no âmbito do Festival de Cinema de Berlim ¿ já tinha sido premiado na edição de 2012 do Doclisboa com o Prémio para a Melhor Longa-metragem dos Países de Língua Portuguesa.

Em 2006, João Nicolau já tinha estreado «Rapace», a sua primeira curta-metragem de ficção, na Quinzena de Realizadores de Cannes.

Esta obra, prossegue a mesma nota, venceu também o Prémio de Melhor Filme no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde. João Nicolau tinha também participado, em 2010, em Cannes, com «Canção de Amor e Saúde».

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção