PUB
PUB
Nacional
Festa na Casa dos Bicos celebra centenário de Jorge Amado
Fundação José Saramago terá sede na Casa dos Bicos
Redação Lux em 4 de Agosto de 2012 às 11:29
A Fundação José Saramago (FJS) celebra o centenário do nascimento do escritor brasileiro Jorge Amado, na próxima sexta-feira, com um conjunto de iniciativas, entre elas, a capoeira.

Em comunicado, a Fundação afirma que a proposta foi apresentada pela atriz brasileira Vera Barbosa, que «tinha pensado numa sessão intimista, com textos e canções».

Na realidade, «Jorge Amado e José Saramago foram amigos, cruzaram-se em vários pontos do mundo, visitaram-se mutuamente, trocaram cartas, confidências, opiniões. Admiravam a obra literária um do outro», escreve a Fundação, justificando o empenho nas celebrações.

A opção da FJS foi «fazer agora uma festa e deixar para o outono iniciativas de cariz mais institucional».

Jorge Amado, autor de, entre outros, «Gabriela, Cravo e Canela» (1958) e «Dona Flor e os seus dois maridos» (1966), nasceu no dia 10 de agosto de 1920 em Itabuna, no Estado da Bahia, e faleceu em 2001, quatro dias antes de completar 81 anos.

A festa planeada pela FJS, na sexta-feira, começa às 18:00, no largo em frente à Casa dos Bicos, sede da Fundação, com uma apresentação do grupo Arte Pura Capoeira.

«A seguir, no auditório da Casa dos Bicos, haverá uma sessão de música e leituras encenadas pela atriz Vera Barbosa, acompanhada pelo violonista João Maló», anuncia a instituição.

Também neste espaço, o autor de «Teresa Batista cansada da guerra» (1972) é tema de uma exposição constituída por livros, fotografias, correspondência trocada com José Saramago, filmes e música.

«Do Brasil ¿ da Companhia das Letras e da Fundação Casa Jorge Amado ¿ vieram as obras completas, fotografias, gravações e até fitinhas à maneira do Bonfim, com frases de Jorge Amado», afirma a FJS que, ao seu acervo, foi «buscar cartas trocadas entre os dois escritores e mais fotografias, além das que estão visíveis n' «A Semente e os Frutos», a exposição inaugurada no dia 13 de junho, quando a Casa dos Bicos abriu ao público, sob a gestão da Fundação.

«Aos restaurantes da vizinhança propusemos que sirvam comidas e bebidas brasileiras, na tarde e noite de 10 de agosto», lê-se ainda no comunicado.

Jorge Amado é o autor brasileiro mais traduzido, e vários dos seus romances deram origem a seriados televisivos, telenovelas e filmes.

O escritor cultivou vários amigos em Portugal, entre eles a atriz Beatriz Costa que incentivou a escrever as suas memórias.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção