PUB
PUB
Nacional
Novo romance de J. Rentes de Carvalho publicado a 12 de abril
Mentiras & Diamantes - J. Rentes de Carvalho
Redação Lux em 26 de Março de 2013 às 11:04
O novo romance de J. Rentes de Carvalho, «Mentiras & Diamantes», um «thriller» sobre um homem que recebe em casa uma jovem inglesa que quer escrever um livro, chega a 12 de abril às livrarias, numa edição da Quetzal.

Acossado por um trauma do passado que pretende eliminar da memória, o homem, que se chama Jorge Ferreira e é conhecido como ¿o conde¿, é um anfitrião educado, atraente e rico, mas muito reservado, não se lhe conhecendo parentes, amigos ou amantes, e partilha a grande casa senhorial com duas amas e uma governanta, indica a editora em comunicado.

A jovem inglesa Sarah Langton, filha de um milionário italiano, é, pelo contrário, impulsiva e aventureira, «viciada em liberdade», características difíceis de conciliar com a reclusão e a disciplina que a escrita exige.

«Tudo parece concorrer para que estas duas personagens se aproximem lentamente e que comecem a processar o que as atormenta (a Jorge, os episódios do passado; a Sarah, a extrema dificuldade em escrever alguma coisa de relevante para o seu misterioso livro)», lê-se na nota enviada à imprensa.

Mas a inesperada visita de uma personagem extravagante chamada Biafra ¿ de «"vistoso fato de linho branco, cravo na botoeira, panamá na mão" -, que vem para tentar uma pequena chantagem, dá lugar a uma cascata de revelações, desenlaces, homicídios, suicídios e desaparecimentos entre a Nigéria, Marrocos, Algarve, Londres e Amesterdão, tendo como pano de fundo o tráfico de diamantes e um país corrupto e corrompido, entregue aos seus segredos de família», revela a editora.

Depois de «Com os Holandeses», «Ernestina», «A Amante Holandesa», «Tempo Contado», «La Coca», «Os Lindos Braços da Júlia da Farmácia», «O Rebate» e «Mazagran», a Quetzal continua, com este novo romance, a publicação da obra de J. Rentes de Carvalho, um autor de 82 anos que nasceu em Vila Nova de Gaia, viveu boa parte da vida em Amesterdão, onde foi professor universitário de Literatura Portuguesa, e que foi tardiamente descoberto em Portugal.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção