PUB
PUB
Nacional
Comité Paralímpico galardoado por boas práticas inclusivas
Hugo Passos campeão mundial na luta greco-romana para surdos Foto: Facebook
Redação Lux em 8 de Dezembro de 2013 às 10:30
O comité Paralímpico recebeu o galardão do Desporto, na quarta edição da Gala Inclusiva, que decorreu na noite de sábado em Leiria.

Na categoria Cultura, Desporto e Lazer foi atribuído o galardão ao Comité Paralímpico pelo trabalho desenvolvido no acompanhamento dos atletas Surdolímpicos na edição de 2013 dos Jogos Surdolímpicos de Sófia, que conquistaram a medalha de ouro na Luta Greco-romana (Hugo Passos), medalha de prata no Judo (Joana Santos) e medalha de bronze no Taekwondo (Hélder Gomes).

Organizada pelo Centro de Reabilitação e Integração de Deficiente, do Instituto Politécnico de Leiria e Câmara de Leiria, a Gala da Inclusão assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (dia 03 de dezembro) e distingue entidades e individualidades que se destacaram pelas boas práticas inclusivas.

Os eleitos foram escolhidos por um júri constituído por representantes da Fundação para Ciência e a Tecnologia, Instituto Nacional de Reabilitação, e um representante dos Pais das Crianças com Deficiência.

Na categoria de Mérito Regional, o júri distinguiu o Município da Batalha, pelas soluções técnicas e ações que tem criado com o objetivo de proporcionar aos cidadãos com necessidades especiais uma melhoria da sua qualidade de vida.

«O Eco-Parque Sensorial da Pia do Urso é o exemplo deste esforço. O Museu da Comunidade Concelhia, eleito o Melhor Português em 2012 pela Associação Portuguesa de Museologia e distinguido com o consagrado prémio Kenneth Hudson (2013), na Bélgica, é também um exemplo de um projeto de inclusão», adianta numa nota a organização da gala.

O Laboratório de sistemas de Língua Falada do INESC-ID (L2F) e o Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa receberam o galardão Investigação Aplicada, pelo projeto VITHEA: Terapeuta Virtual para o Tratamento da Afasia.

O Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) foi contemplado com o galardão Boas Práticas de Inclusão no Mundo do Trabalho.

Na categoria Acessibilidade foi galardoada a Lipor- Com R+ RECICLAR MAIS, REABILITAR MAIS e «A tarde é sua» da TVI venceu o galardão Media.

Nesta cerimónia, a instituição de Leiria «Os Malmequeres» recebeu uma Distinção Honrosa e foram distribuídos, às equipas locais de Intervenção Precoce de Lisboa e Vale do Tejo, os brinquedos recolhidos e adaptados para crianças com necessidades especiais no âmbito da campanha «Mil brinquedos, mil sorrisos».

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção