PUB
PUB
Nacional
Irene Pinheiro  com Luis Silva (imagem) em 21 de Janeiro de 2011 às 00:42
Vídeo: conheça as personalidades femininas vencedoras em 2010 (1ª Parte)
Irene Pinheiro  com Luis Silva (imagem) em 21 de Janeiro de 2011 às 00:42
Encontrar as personalidades femininas que mais se destacaram nas diferentes áreas de acção da sociedade portuguesa, em 2010, foi o desafio proposto pela revista lux aos leitores e utilizadores do site, pelo sétimo ano consecutivo.

O júri, composto por Miguel Gil, Luís Norton de Matos, Rosalina Machado, António-Pedro Vasconcelos, Nicolau Breyner, Helena Sacadura Cabral e Virgílio Castelo, nomeou 39 mulheres distribuídas por 13 categorias.

Na área da música Ana Moura, Aurea e Joana Carneiro encantaram o júri mas foi em Aurea, a alentejana que sonha fazer um dueto com Joss Stone, que recaiu a preferência do público.

«Vejo este reconhecimento com muito agrado. Sinto-me uma privilegiada. Agradeço a quem votou em mim e esta distinção não é mais do que um incentivo para trabalhar e continuar a corresponder às expectativas de quem me admira».

Veja o making of das produções com as personalidades vencedoras:



No grande ecrã Dalila Carmo, Maria João Bastos e Soraia Chaves reuniram o consenso do júri mas foi Dalila Carmo, protagonista do filme «Quero ser uma estrela» a grande vencedora. Um reconhecimento que a atriz entendeu como um mimo:

«É um mimo que sabe sempre bem numa altura em que andamos desmotivados pelos mais diversos motivos. Fiquei com a minha alma quentinha. O filme não teve muitos espectadores e teria corrido melhor se tivéssemos estado mais tempo nas salas, mas parece que cheguei às pessoas e fico muito grata por isso!»

Em 2011 vai continuar a viajar entre Lisboa e Madrid mas sempre num ritmo moderado:

«Vou continuar a viver nas duas cidades e a trabalhar da forma mais calma possível».

Alexandra Lencastre, Custódia Gallego e Sofia Escobar foram os nomes propostos a votação, na categoria teatro, mas foi Alexandra Lencastre, a protagonista de «Um eléctrico chamado desejo», que reuniu as preferências do público:

Do palco para a televisão. Cristina Ferreira, Maria João Luís e Rita Blanco foram a votações mas foi a apresentadora de «Você na TV!» a grande vencedora. A profissão é importante mas o papel de mãe também:

«Às vezes estou a preparar o programa à noite e ele em cima de mim a riscar o que estou a fazer mas é ver os sorrisos dele diários e, às vezes, embora chegue tão cansada é indiscutível a necessidade de acompanhá-lo, porque estes são os meus dois trabalhos. Tenho a responsabilidade de fazer do meu filho um homem honesto. E acho que me estou a sair bem nos dois papéis.»

Alice Vieira, Helena Sacadura Cabral e Maria Filomena Mónica foram as nomeadas na categoria literatura mas foi a escritora que, assume, ser pouco dada a refúgios, a grande vencedora:

«Gosto muito de andar cá fora no mundo, mas a escrita equilibra-me o outro lado de estar com os amigos, de ir ao cinema e viajar. A escrita permite-me um grande equilíbrio entre o interior e o exterior».

O lugar vago espera o vencedor seguinte. Joana Vasconcelos venceu Teresa Trigalhos e Graça Morais no campo das artes plásticas:

«Normalmente os artistas plásticos estão mais afastados dessa franja da sociedade ligada à moda e ao lado social. Ter saído vencedora significa que consegui chegar a um público que normalmente não é o público das artes».

Em 2011 a artista plástica vai participar na Bienal de Veneza onde irá expor a peça «Contaminação».

E da arte nasce a moda. Ana Sofia, Jani Gabriel e Matilde Loureiro disputaram a passerelle das nomeações mas foi a manequim, que se divide entre Lisboa e Nova Iorque, a grande vencedora:

«Fico contente por ter sido eleita pelo povo. Faz-me sentir especial. Fiz campanha por mim, na página do facebook e estou muito contente», disse
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção