PUB
PUB
Nacional
Professor português conquista o 1º lugar no Concurso Mundial de Professores Inovadores da Microsoft
Redação Lux em 7 de Dezembro de 2012 às 14:46
O projeto português «Oratio Classroom & the World of Music» foi o primeiro classificado na categoria de Escolha dos Professores («Educators¿ Choice») do Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012, evento que decorreu em Praga de 28 de novembro a 2 de dezembro. João Carlos Ramalheiro, professor de Música do Agrupamento de Escolas da Lousã, foi assim distinguido pelos seus pares como sendo o mentor do melhor projeto a concurso, já que a categoria em que conquistou o primeiro lugar resulta da votação de todos os professores presentes no concurso.

À edição 2012 do Microsoft Partners in Learning Global Forum ¿ Concurso Mundial de Professores Inovadores - concorreram quase 200 educadores, selecionados de entre mais de 250 mil candidatos, em diferentes eventos nacionais e regionais. Os vencedores foram selecionados por um painel internacional composto por especialistas na área da educação, e a seleção efetuada através de «tours» virtuais nas salas de aula, e entrevistas realizadas pelos júris, nas quais os educadores deram provas de como as suas práticas de ensino inovadoras permitem dotar os estudantes de competências cruciais para o século XXI.

O projeto português vencedor «Oratio Classroom & the World of Music», que foi apurado no Fórum Europeu que decorreu em Lisboa em março último, revoluciona o ensino da música no 1.º ciclo do ensino básico, partindo da imaginação das crianças e levando-as a aprender os conteúdos da disciplina de uma forma intuitiva utilizando os recursos e tecnologias do século XXI.

«Sinto-me muito orgulhoso pelo nosso projeto ter sido escolhido numa competição tão exigente como a do PiL Forum em Praga, ainda mais por ter tido a honra de conquistar o 1.º lugar na categoria Educators¿ Choice, que premeia a escolha dos Professores. É uma grande motivação para mim, para a escola e para os meus alunos. Foi, também, uma experiência fantástica poder partilhar experiências com outros professores de todo o mundo, mentes brilhantes, com projetos brilhantes, com grande vontade de mudar o ensino e combater a resistência instalada nos sistemas escolares desde a revolução industrial. Agradeço do fundo do coração a todos os que trabalharam para este momento: aos meus alunos, à equipa Oratio Classroom, à equipa da Microsoft Educação, à minha querida família e, sobretudo, aos meus colegas e professores inovadores do PiL Fórum que votaram e acreditaram neste projeto. Agora vamos continuar a trabalhar para mostrar e partilhar este projeto», disse João Carlos Ramalheiro após a vitória.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção