PUB
PUB
Nacional
Câmara de Lisboa aprova ModaLisboa na capital por mais três anos
Pedro Pedro - 38º ModaLisboa Freedom Fotos: ModaLisboa|Rui Vasco
Redação Lux  com AM em 31 de Janeiro de 2013 às 11:40
A Câmara de Lisboa aprovou hoje, com a abstenção do PSD, do CDS-PP e do PCP, a realização da ModaLisboa por mais três anos na capital, tendo a próxima edição, em março, uma comparticipação municipal de aproximadamente 350.000 euros.

Este protocolo de cooperação entre a câmara e a Associação ModaLisboa prevê a realização de seis edições da iniciativa nos meses de março e outubro deste ano e dos próximos dois, com o objetivo de "promover a moda nacional e a cidade".

Assim, a Associação ModaLisboa fica responsável por apresentar as coleções de primavera/verão (em outubro) e de outono/inverno dos criadores nacionais e procurar novos nomes da moda portuguesa, através das plataformas 'Lab' ou 'Sangue Novo', bem como procurar trabalhar com nomes internacionais e escolas criativas e da área.

A Câmara de Lisboa, que integra a organização das edições das semanas de moda da capital, fica responsável pela comparticipação financeira dos eventos. A autarquia fixou já o montante a atribuir para a edição a realizar em maio - 352.800 euros -, sendo que os próximos valores serão fixados posteriormente.

O município compromete-se ainda a ceder gratuitamente o local para a realização da ModaLisboa, que na última edição se realizou no Pátio da Galé, e os apoios logísticos, da Polícia Municipal, à recolha de lixo e à cedência de "plantas decorativas".

A vereadora da Economia, Graça Fonseca, afirma, na proposta, que as 39 edições anteriores das semanas de moda de Lisboa "constituíram oportunidades para a divulgação da cidade enquanto polo dinâmico para o desenvolvimento da moda e design nacional, bem como para a promoção da cidade".

A autarca aponta ainda que a "promoção e internacionalização da cidade de Lisboa são, em parte, indissociáveis da adoção de uma política coerente para o setor da moda".

Um protocolo entre as duas entidades assinado em 2009 para os três anos seguintes terminou em dezembro. Em 2010, o valor do apoio anual dado pela autarquia à ModaLisboa foi de 800.000 euros, quantia que sofreu um corte em cerca de 100.000 euros.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção