PUB
PUB
Nacional
Forte terramoto atinge o Haiti provocando centenas de mortos e desaparecidos
Forte sismo abala Haiti
Redação Lux  com Lusa em 13 de Janeiro de 2010 às 09:02
Cerca de 200 pessoas são dadas como desaparecidas sob os escombros de um grande hotel de Port-au-Prince, que desmoronou na sequência do violento sismo ocorrido terça-feira, no Haiti, declarou esta quarta-feira o secretário de Estado francês para a Cooperação, Alain Joyandet.

«Disseram-nos que o hotel Montana desmoronou. Disseram-nos que havia 300 pessoas no interior e que apenas 100 conseguiram escapar, o que nos preocupa muito», declarou.

O Montana, situado perto do quartel-general da ONU, figura entre aos hotéis mais luxuosos de Port-au-Prince.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros Português disponibilizou hoje dois números de atendimento permanente aos portugueses que pretendam obter informações sobre familiares ou amigos que se encontrem no Haiti, onde ocorreu um sismo de elevada magnitude, ou nos países vizinhos.

A informação foi divulgada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, que aconselha as pessoas a entrar em contacto com o Gabinete de Emergência Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros através dos números 707202000 ou 961706472, para «obter informações sobre familiares e amigos».

O Haiti, o país mais pobre da América e de todo hemisfério ocidental, foi abalado terça-feira por um sismo de magnitude 7,0 na escala de Ritcher, o mais forte da sua história e um dos mais violentos dos últimos 20 anos.

Veja o vídeo da CBS que mostra o momento do terramoto em Port-au-Prince



Leia tudo sobre o sismo em tvi24.pt.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção