PUB
PUB
Nacional
«Tabu» ganha prémio de inovação «Alfred Bauer» no Festival de Berlim
Equipa do filme «Tabu» na estreia mundial no Berlinale Foto: Reuters
Redação Lux  com AM em 18 de Fevereiro de 2012 às 19:19
«Tabu», de Miguel Gomes, ganhou, este sábado, o prémio Alfred Bauer no Festival de Berlim. O galardão distingue o caráter inovador do filme do realizador português.

Num breve agradecimento, Miguel Gomes afirmou-se «um pouco confuso por receber um prémio de inovação, porque julgava que tinha feito um filme antiquado mas, se calhar, a confusão foi minha», disse.

Depois de dar os parabéns a João Salaviza, Miguel Gomes fez ainda questão de prestar homenagem ao cinema português e a alguns dos seus realizadores, como Pedro Costa ou João César Monteiro.

«Nos últimos 50 anos, eles conseguiram fazer um cinema independente do poder político», sublinhou o cineasta luso.

O filme de Miguel Gomes já tinha vencido na sexta-feira o prémio da crítica - prémio FIPRESCI (Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica), atribuído à margem do festival por um júri formado por críticos de cinema.

«Tabu», a saga a preto e branco sobre um amor louco passado em África, foi apresentado à imprensa na terça-feira em Berlim e aplaudido no final por mais de mil jornalistas, no Berlinale Palast.

«Tabu», que deverá ter estreia em Portugal em abril, conta no elenco com Ana Moreira, Carlotto Cota e Teresa Madruga, entre outros.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção