PUB
PUB
Nacional
Microsoft classifica escola portuguesa como uma das mais avançadas do mundo
Lux
Redação Lux  com IP em 15 de Fevereiro de 2010 às 15:30
É uma escola portuguesa concerteza, está situada em Várzea de Abrunhais, freguesia dos arredores de Lamego e foi considerada, pela Microsoft, uma das escolas mais avançadas do mundo.

A EB1 de Várzea de Abrunhais conquistou a atenção da Microsoft nos finais de 2009 através de um vídeo colocado no Youtube por um dos alunos que filmou a viagem entre a sua casa e o ervilhal, onde se encontrava a sua mãe.

A empresa de Bill Gates considerou-a uma das escolas mais avançados do mundo pelo partido que conseguiu tirar das novas tecnologias.

Segundo Maria do Carmo Leitão, principal impulsionadora do projecto, em declarações à reportagem do «Expresso» foi tudo um processo simples: «apenas tentei tirar partido do software previamente instalado nos Magalhães e ensinei os alunos a usufruir de todas as suas potencialidades.»

Adepta convicta das novas tecnologias, esta professora de 53 anos, aproveitou as bases da antiga telescola onde leccionou para inovar.

O blogue da escola é arrojado, alimentado com os trabalhos dos alunos também ele entusiasmados com as descobertas das novas tecnologias proporcionadas pelo Magalhães.

A professora incentivou os alunos a colocarem todos os seus trabalhos online. A ideia agradou e depressa contagiou tudo e todos.

Uma das responsáveis da Microsoft Portugal conheceu o blogue, gostou e incentivou os responsáveis pela escola a continuar o projecto.

Ao ususfruir de todas as potencialidades das novas tecnologias a escola conseguiu o reconhecimento e foi considerada uma das escolas tecnologicamente inovadoras passando assim a ter direito a acompanhamento regular da multinacional, acções de formação e disponibilização imediata de todo o software criado pela empresa.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção