PUB
PUB
Nacional
Retrato raro do rei D. Sebastião a leilão
Retrato Dom Sebastião - Pintura a óleo sobre tela
Redação Lux em 17 de Novembro de 2011 às 22:23
Um retrato raro do rei D. Sebastião é uma das obras de arte que será levada à praça no próximo dia 29 de Novembro, com uma estimativa de licitação entre 30 a 50 mil euros.

Esta pintura, a óleo sobre tela de autor desconhecido, é um dos pouco retratos conhecidos da época do jovem rei.

O leilão, promovido pela Veritas Art Auctioneers, inclui ainda diversas antiguidades em metais preciosos, entre os quais se destaca uma píxide em prata dourada alemã com decoração gravada e relevada do século XIX, cujo valor base de licitação é de 8 mil euros.

Em pintura, destaque ainda para a obra «Velha» de 1913, do pintor José Malhoa e cujo valor de licitação é estimado entre 30 a 50 mil euros. Um outro lote de leilão consiste num óleo sobre tela de Josefa de Óbidos. A pintura representando uma natureza morta com uvas e ruínas tem o valor estimado entre 10 a 15 mil euros.

Proveniente da colecção Cupertino Miranda será leiloado um par anjos candelários de grandes dimensões, um trabalho português da primeira metade do século XVIII e ainda uma rara cómoda inglesa Jorge III lacada a vermelho com motivos do quotidiano chinês.

Os mais de 300 lotes de obras de arte e antiguidades que compõem o catálogo do leilão estarão expostos entre 24 e 28 de Novembro, na VERITAS, na Av. Elias Garcia, 157 A/B, junto Gulbenkian.

«Neste leilão temos uma interessante selecção de jóias, relógios e diversos objectos em prata. Nos leilões que realizámos anteriormente validámos o crescente interesse e investimento nos metais preciosos», esclarece Igor Olho Azul, sócio da leiloeira.

«Na pintura temos uma oferta muito abrangente. Além do retrato de D. Sebastião, temos ainda obras de Henry l¿Évêque, Veloso Salgado e muitos outros».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção