PUB
PUB
Internacional
Jussie Smollett, ator da série "Empire", condenado a 150 dias de prisão por encenar ataque racista
Jussie Smollett - Cerimónia Songwriters Hall of Fame em Nova Iorque 09.06.16 Foto: Reuters
Redação Lux em 14 de Março de 2022 às 16:08

Jussie Smollett, ator da série "Empire", foi sentenciado a 150 dias de prisão por encenar ataque racista em 2019 e também condenado a pagar 120.106 dólares (109 mil euros) de compensação à cidade de Chicago.

A cumprir pena prisão de Cook County, segundo o irmão Jocqui Smollett, Jussie foi colocado na ala psiquiátrica devido a uma determinada documentação que o classifica como "um perigo para si mesmo".

"Quero deixar claro às pessoas que ele não está de forma alguma em risco de se autoflagelar e ele quer que as pessoas saibam que ele é muito estável, muito forte, muito saudável e pronto para enfrentar o desafio que acabou por ser colocado contra ele", disse Jocqui na publicação do Instagram denunciando que a situação "é uma completa falta de justiça". 

Segundo declarações da prisão norte-americana, Jussie Smollett foi transferido para a ala psiquiátrica porque é uma das áreas da prisão onde estão alocados reclusos considerados altas figuras de sociedade. 

"O Sr. Smollett não está detido na solitária" - garantiu o gabinete do xerife do condado de Cooks na declaração citada pela imprensa norte-americana - "Estes protocolos são utilizados rotineiramente para indivíduos ordenados em custódia protetora que podem estar potencialmente em risco de serem prejudicados devido à natureza das suas acusações, à sua profissão, ou ao seu estatuto.

O ator de 39 anos foi condenado por cinco de seis crimes de que era acusado, entre eles o de conduta desordeira por reportar um crime falso.

O ator de 39 anos foi dado como culpado de mentir às autoridades e encenar um crime racista e homofóbico sobre si próprio, o que acarreta uma pena de até três anos de prisão.

Os factos remontam a 2019, quando Jussie Smollett pagou a dois nigerianos para lhe baterem e alegou ter sido atacado por dois apoiantes de Donald Trump, numa rua de Chicago,  que  proferiram calúnias racistas e homofóbicas, tendo-lhe colocado uma corda ao pescoço. Mais tarde, foi descoberto que o ator havia encenado tudo  por estar insatisfeito com o salário que recebia na série "Empire" e procurar protagonismo enquanto ator homossexual e afro-americano.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção