PUB
PUB
Internacional
Leonard Cohen termina digressão europeia domingo em Lisboa
Leonard Cohen durante tributo em Gijon Foto: Reuters
Redação Lux em 6 de Outubro de 2012 às 15:38
O compositor e poeta canadiano Leonard Cohen termina no domingo em Lisboa uma digressão europeia, na qual incluiu temas do mais recente álbum, «Old Ideas».

Depois de um longo jejum, Leonard Cohen passou a ser visita regular dos palcos portugueses desde 2008, retornando agora ao Pavilhão Atlântico, depois de concertos naquele ano, em 2009 e em 2010.

Acompanhado por uma banda com cerca de dez elementos, da qual sobressaem o guitarrista espanhol Javier Mas e a cantora Sharon Robinson - que trabalha com Cohen desde 1979 -, o músico deverá recordar o longo percurso musical, desde os tempos de «Songs of Leonard Cohen», o primeiro álbum, de 1967.

Às canções antigas, como «Suzanne», «Bird on the wire» e «So long, Marianne», Leonard Cohen juntará os temas que gravou para «Old Ideas», o álbum que editou em janeiro, oito anos depois de «Dear Heather».

O álbum reúne dez canções, com as quais Leonard Cohen demonstra o apreço pelos blues com a voz ainda mais grave e soturna.

Nele canta os temas que sempre o acompanharam: a espiritualidade, o amor e a morte. «É um manual para viver com a derrota», descreveu Leonard Cohen em janeiro aos jornalistas em Paris, depois de uma audição conjunta do novo álbum.

«Eu sempre gostei de blues e da construção musical, mas sempre senti que não tinha o direito de os cantar», reconheceu o cantor.

Apesar da figura frágil, debaixo de um clássico fato negro e um chapéu, Leonard Cohen tem ainda pela frente, depois do concerto de Lisboa, uma longa digressão, com mais de vinte datas, até ao final de dezembro pelos Estados Unidos e Canadá.

Leonard Cohen editou o primeiro álbum aos 32 anos, em 1967, já depois de ter publicado dois romances: «O Jogo favorito» (1963), e «Vencidos da Vida» (1966), ambos já editados em Portugal.

Lusa

Recorde alguns dos sucessos do cantor:





Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção