PUB
PUB
Nacional
Paulo Pires conta que vê a novela com a família e diz-se muito feliz com o sucesso de “Cacau”
Paulo Pires Foto: Artur Lourenço/Lux
Redação Lux em 18 de Março de 2024 às 18:00

A viver uma fase feliz a nível pessoal e profissional, Paulo Pires, de 57 anos, está atualmente em antena com dois projetos. Para o modelo e ator, que há 30 anos fez a sua primeira incursão no cinema com a longa-metragem “Zéfiro”, de José Álvaro Morais, a representação ganhou um papel cada vez mais primordial, tornando-se presença regular em séries e novelas. “Queridos Papás” e agora “Cacau” são os mais recentes projetos em televisão: “Fazer uma novela é um compromisso de grande responsabilidade. Requer grande entrega, profissionalismo e muitas horas de trabalho (em casa e no estúdio) para não defraudar as expectativas, não só de quem nos escolheu e dirige, mas sobretudo do público para quem trabalhamos”, defende.

Sobre “Cacau”, a nova novela da TVI, o ator afirma: “Está a correr muito bem. É um projeto que está no seu pleno, no sentido em que nos dá muito prazer fazer. Sempre estivemos convencidos de que era um projeto especial e, assim que estreou e que as audiências corresponderam, consegue-se o pleno, porque pode não ser assim, mas foi, portanto não há nada a apontar. Pessoalmente, acho que é um projeto que prima pelo bom gosto das escolhas que foram feitas do ponto de vista artístico. É uma novela que está muito bem coordenada, acho que quem teve que decidir as questões que teve que decidir para ser um projeto diferenciador, fê-lo com muito bom gosto e com muito talento. E, portanto, estamos aí.”

Sobre Salomão Saavedra, um homem machista e conservador, que mantém um casamento de fachada, ao mesmo tempo que tem um caso com a melhor amiga da mulher e tem problemas financeiros, diz: “Sim, é uma personagem diferente. Para mim, começa sempre por ser interessante fazer uma personagem diferente da anterior, até porque, neste momento, estou com duas novelas em simultâneo e era importante não sentir que há uma semelhança, mas acho que não há de todo. Para mim, a abordagem é diferente, porque o desafio e a proposta são completamente diferentes. Por um lado, em ‘Queridos Papás’, é um homem que foge do seu passado e do seu presente, um homem leve na vida, com plantações de canábis e uma rapariga mais nova. Aqui é um advogado ligado a uma das grandes fortunas deste país e é um tipo irónico, sarcástico... Portanto, é um prazer muito grande estar a fazer a ‘Cacau’.”

Em casa, Paulo Pires diz que vê a novela em família sempre que pode. O ator, que está com Astrid Werdnig há 30 anos, casados há 23, tem duas filhas, Chloë, de 19 anos, e Zoë, de 11. “Vemos juntos a novela, apesar de nem sempre vermos no horário em que passa. É um pouco conforme as possibilidades, mas sim vemos...”

Quanto a constrangimentos de assistir com a mulher e as filhas a algumas cenas, afirma: “Eu conheço a novela, sei as cenas que fiz. Quando vejo que há uma cena mais constrangedora, não para a minha filha mais velha nem para a minha mulher, mas com a minha filha mais nova, se for uma cena mais violenta ou alguma coisa mais picante evito. [risos]”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção