PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com CSS em 31 de Maio de 2016 às 10:30
Manuel Luís Goucha reage a polémica no "MasterChef Júnior"
1/5 - Gonçalo Foto: DR
2/5 - Gonçalo Foto: DR
3/5 - Manuel Luís Goucha - Lançamento de «Júlia - De Bem com a Vida»- 15.03.16 Foto: Artur Lourenço/Lux
4/5 - Manuel Luís Goucha, Rui Paula e Miguel Rocha Vieira - Apresentação do Masterchef Portugal Foto: Tiago Frazão/Lux
5/5 - Miguel Rocha Vieira - Apresentação do Masterchef Portugal Foto: Tiago Frazão/Lux

 

Os jurados do "MasterChef Júnior" utilizaram as redes sociais para comentar o que aconteceu no passado domingo (29) quando o concorrente Gonçalo, de 11 anos, enganou um colega propositadamente.

Manuel Luís Goucha condenou a ira dos espetadores, mas reconheceu que a atitude de Gonçalo no programa não foi a mas correta.

"Hoje é o Gonçalo a levar com a ira de muitos espectadores, face à sua postura ao longo do episódio de ontem e em particular em relação a um outro concorrente, o Francisco, no decorrer da prova que acabaria por o retirar da competição. Todos os concorrentes são jovens e estes podem ser cruéis, uns para os outros, sabêmo-lo, já era assim no meu tempo de criança se bem que na altura não se baptizasse essa violência, física ou verbal, de 'bulling'. Sem querer desculpar a atitude do Gonçalo, nem o poderia fazer por ser lastimável, devo recordar que MasterChef é uma competição, não deixa de o ser, nesta versão Junior, um jogo se preferirem, e o Gonçalo é um jogador muito inteligente e competitivo. Já mostrou, e continuará a fazê-lo nas próximas semanas, que gosta de cozinhar e que tem muitos conhecimentos culinários. Possivelmente será o concorrente mais bem preparado teoricamente, já que na prática as coisas 'fiam mais fino'. Na ânsia de querer impressionar os jurados, com muitas propostas e nomes pomposos, quando menos é mais, perde-se comprometendo, quase sempre, o resultado final, não sabendo lidar com a pressão e menos ainda com a rejeição. Que a sua participação no MasterChef Junior sirva para que ele perceba que em equipa todos somos um e que nos desafios individuais a vitória é mais saborosa se conquistada com lisura e respeitando o adversário. O Gonçalo é um jovem com tudo ainda para aprender, os pais terão o papel mais importante na formatação do seu carácter, mas não duvidem que estamos perante alguém que, a perceber a essência da Vida (episódios como o de ontem podem ajudar), poderá vir a ter um futuro brilhante. Não me parece é que massacrar o concorrente da forma como está sendo nas redes sociais, seja o mais indicado. Não será isso também 'bulling'?. Aliás, convido-os desde já a verem o MasterChef do próximo domingo, onde a situação é comentada e amaciada pelos demais concorrentes. Qual de nós pode atirar uma pedrinha que seja, por nunca ter errado ou sido menos correcto?."

O chef Miguel Rocha Vieira também se manifestou sobre o incidente nas redes sociais: "Um país que tanto se preocupa com as questões de Bullying deveria começar a ponderar nas palavras de ataque que utiliza nas redes sociais sobretudo quando os principais lesados não têm como se defender, tratando-se pois, de menores de idade. Apesar de tudo é um programa de televisão. Apesar de tudo é um jogo. Um abraço Gonçalo!".

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção